Usina Hidrelétrica Passo Fundo inicia instalação de sistema sonoro e placas de sinalização em comunidades do entorno

Os materiais indicam rotas de fuga e pontos de encontro nas regiões próximas à hidrelétrica. As instalações terão início em 16 de agosto

A Usina Hidrelétrica Passo Fundo, operada pela ENGIE Brasil Energia, inicia em 16 de agosto a segunda etapa das ações de consolidação dos Planos de Contingência das Defesas Civis municipais e Plano de Ação de Emergência da Usina, em parceria com as Defesas Civis municipais. A primeira fase ocorreu no ano passado e envolveu o cadastramento social de todos os moradores a jusante do reservatório.

O sistema sonoro, a ser instalado nas regiões de abrangência do reservatório, poderá ser acionado em diversas situações, como testes simulados e em casos de cheias graves e alagamentos. Já as placas sinalizam aos moradores quais são as rotas de fuga e os locais seguros para se abrigar em caso de emergência. Os materiais serão instalados em três municípios do Rio Grande do Sul, sendo eles Cruzaltense, Entre Rios do Sul e Trindade do Sul.

Na próxima fase, ainda sem data definida, acontece o evento de simulado, que será comunicado previamente pela Usina. Na ocasião, a comunidade receberá as orientações completas sobre os procedimentos necessários em uma situação adversa.

As ações possuem caráter preventivo e as barragens, assim como suas estruturas, atendem plenamente aos fatores de segurança, não oferecendo nenhum risco à comunidade. As iniciativas estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e n° 14.066/2020).

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos sobre a atividade, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil do seu munícipio, ou pelo canal de comunicação da ENGIE Brasil Energia pelo link: engie.com.br/complexo-gerador/usinas/seguranca-de-barragens/.

 

Por assessoria de comunicação