Em cerimônia realizada no dia 21 de fevereiro, a URI Erechim recebeu o Prêmio Diamante, referente à sua participação no Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade (PGS). O PGS é uma iniciativa de reconhecimento para instituições que se destacam por suas ações em prol do desenvolvimento sustentável, promovendo uma cultura de impacto e inovação nos segmentos em que atuam.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, o PGS, liderado pela AVS Comunicações e AKVO ESG, avalia empresas dos setores de indústria, comércio e serviços com base em critérios de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG). As instituições participantes são analisadas segundo os eixos, temas e critérios estabelecidos pela ABNT PR 2030, a partir de um diagnóstico de maturidade em sustentabilidade corporativa.
No Eixo Ambiental, são considerados critérios como: mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE), adaptação às mudanças climáticas, eficiência energética, uso da água, gestão de efluentes, conservação e uso sustentável da biodiversidade, uso sustentável do solo, economia circular, gestão de resíduos, gestão ambiental, prevenção da poluição sonora (ruídos e vibrações), qualidade do ar (emissão de poluentes), gerenciamento de áreas contaminadas e uso de produtos perigosos.
No Eixo Social, os critérios incluem: investimento social privado, diálogo e engajamento das partes interessadas, impacto social, respeito aos direitos humanos, combate ao trabalho forçado ou infantil, políticas e práticas de diversidade e equidade, cultura e promoção da inclusão, desenvolvimento profissional, saúde e segurança ocupacional, qualidade de vida, liberdade de associação, política de remuneração e benefícios, além do relacionamento com consumidores, clientes e fornecedores.
Já no Eixo Governança, são avaliados aspectos como: estrutura de governança corporativa, propósito e estratégia em relação à sustentabilidade, compliance, programas de integridade e práticas anticorrupção, combate à concorrência desleal, engajamento das partes interessadas, gestão de riscos do negócio, controles internos, auditorias interna e externa, ambiente legal e regulatório, gestão da segurança da informação, privacidade de dados pessoais, responsabilização (prestação de contas) e relatórios ESG, de sustentabilidade e/ou relato integrado.
Além do Selo de Sustentabilidade Diamante, a URI Erechim recebeu um diagnóstico detalhado, permitindo reflexões e aprimoramentos para ampliar suas oportunidades de ESG dentro da Instituição. O evento anual de premiação destacou os líderes em cada setor e categoria, fortalecendo a rede de sustentabilidade no estado do Rio Grande do Sul.
Por: Assessoria de Marketing, Comunicação e Eventos
URI Erechim