Em uma iniciativa conjunta entre o UPF Parque e o INOVA RS foi realizado um evento, em Passo Fundo, com o intuito de apresentar os resultados das ações desenvolvidas na área da inovação em saúde pública na Região Produção e Norte. O evento contou com a presença das Professoras Alessandra Dalla Rosa da Veiga e Jessie Carvalho Bruhn, representando a URI Erechim.
A parceria entre os atores da Quádrupla Hélice, constituída pelas instituições de ensino, poder público, empresas e sociedade civil, visa fortalecer as ações inovadoras na área da saúde, que é uma das áreas estratégicas da região. Este encontro, que contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, das mais diversas esferas ligadas à saúde, teve como objetivo compartilhar os avanços alcançados até o momento e divulgar as ações em andamento e projetos futuros.
Durante o evento, a Professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga ressaltou a importância de ações de inovação na área da saúde e destacou a necessidade de uma atuação conjunta entre os diversos atores do ecossistema. Em sua fala, destacou o mapeamento de dados, em andamento, sobre o Complexo Econômico e Industrial da Saúde, da Região do COREDE Norte (Conselho Regional de Desenvolvimento), com previsão de conclusão em dezembro deste ano; a realização do II Fórum de Políticas Públicas na Saúde, Esporte, Cultura e Lazer, a ser realizado entre os dias 19 a 23 de junho; o Open Innovation – Maratona de Inovação Aberta; além de uma segunda edição do Hacka Inova Saúde – a ser realizado pela UPF, em parceria com a URI Erechim.
Por sua vez, a Professora Jessie Carvalho Bruhn conduziu uma dinâmica de LEGO Serious Play, uma metodologia que utiliza blocos de montar para estimular a criatividade e a participação ativa. O objetivo da dinâmica foi levantar os desafios enfrentados na área da saúde e buscar possíveis soluções inovadoras por meio do compartilhamento de experiências e do trabalho em grupo.
Na dinâmica, estiveram envolvidos profissionais da área da saúde, pesquisadores, empreendedores e representantes de instituições de ensino e pesquisa, e o poder público da região. Todos os participantes foram instigados a contribuir, trazendo diferentes cenários para discussão em grupo. A troca de experiências e a colaboração entre os participantes foram fundamentais para identificar demandas e oportunidades de inovação e potenciais parcerias na área da saúde.
Com a união de esforços entre a URI Erechim, que passa a assumir a pauta da inovação em saúde regional, e os demais parceiros, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul caminha em direção a um futuro mais inovador na área da saúde, baseado no compartilhamento de conhecimentos, colaboração e o compromisso com a melhoria dos serviços de saúde, de forma a transformar positivamente a vida das pessoas.
Por Assessoria de Comunicação