Situação crítica se agravou ainda mais nas últimas horas; Medida será a partir das 23h desta sexta-feira (26) e até às 6h de segunda-feira (1º)
Durou mais de cinco horas a reunião do Grupo Gestor do Governo com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e os secretários da Fazenda, Casa Civil, Saúde e Procuradoria Geral do Estado para a decisão de decreto de lockdown total no Estado neste fim de semana.
Município de Xanxerê está em colapso na saúde com a superlotação dos leitos
Ao fim da reunião, que começou às 16h desta quinta-feira (25) na Casa da Agronômica, o governador Carlos Moisés decidiu decretar lockdown total em Santa Catarina a partir das 23h desta sexta-feira (26) e até às 6h de segunda-feira (1º).
As mesmas restrições rigorosas vão ocorrer no primeiro fim de semana de março, entre os dias 6 e 8. O decreto deverá ser o mais rigoroso, repetindo o fechamento total de março de 2020.
A partir daquele horário, são restabelecidas as mesmas medidas restritivas atualmente em vigor. O mesmo decreto deverá valer também para o primeiro fim de semana de março.
A reunião teve a participação dos membros do Grupo Gestor. O secretário André Motta Ribeiro participou remotamente de Brasília.
O governo ficou entre a cruz e a espada, entre a preservação de vidas e a proteção da economia. Optou por poupar vidas humanas.
Os dados sobre avanço explosivo da Covid-19 assustaram as autoridades do governo. Os números são realmente impactantes. Em apenas duas semanas o aumento de infectados de 70% dos casos em Santa Catarina.
Os internamentos também assumiram proporções inimagináveis, com mais de 900 pacientes em hospitais, dos quais 780 em UTIS do SUS e os demais em unidades particulares.
Com informações ND+/Chapecó.Org