Durante a 16ª sessão legislativa de 2025, realizada na última terça-feira (6), o vereador Tiago The Police (PL) utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Erechim para fazer reivindicações voltadas à área da saúde do município.
Logo no início de sua fala, o parlamentar destacou que neste próximo fim de semana será celebrado o Dia das Mães, data que deveria ser marcada por alegria e confraternização. No entanto, segundo ele, muitas mães estarão enfrentando longas filas de espera no Hospital Santa Terezinha.
“O Dia das Mães está chegando. Muitas vão estar felizes, comemorando, comendo um bolinho, churrasco, mas muitas mães vão estar na fila do hospital”, lamentou Tiago. Ele relatou que, somente entre as 18h de segunda-feira (5) e a meia-noite, recebeu uma enxurrada de mensagens em todas as suas redes sociais, no WhatsApp do gabinete e em seu número pessoal, com queixas sobre o atendimento no hospital. “Eu perdi o número de mensagens de pessoas reclamando para mim do atendimento no Santa Terezinha. Pessoas falando que estão horas e horas esperando o atendimento. Isso numa segunda-feira? Meu Deus do céu! Será que a saúde de Erechim realmente está boa? É óbvio que não está boa. Ela vai estar boa sempre na época da campanha eleitoral”, criticou.
O vereador também mencionou as dificuldades enfrentadas por pacientes que aguardam consultas e exames marcados, destacando ainda a sobrecarga dos profissionais de saúde. Ele reforçou que a ausência de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em Erechim agrava ainda mais a situação. “Os funcionários estão sobrecarregados porque nós não temos uma UPA 24h. Relatos de pessoas que chegam no hospital e são mandadas para o Caridade. Temos que pensar em uma outra maneira de aliviar a questão do plantão do Santa Terezinha à noite e nos finais de semana. Não dá mais!”, desabafou.
Tiago ressaltou que as melhorias no setor não dependem apenas dos vereadores, mas também da articulação política em outras esferas. “Nós estamos tentando. Só que isso não depende somente dos vereadores. É muito importante que as crianças saibam como funciona o Executivo, Legislativo e Judiciário, mas as pessoas não querem saber de uma nova Câmara de Vereadores, meu Deus do céu! As pessoas não querem saber! Enquanto a saúde não estiver boa, vamos trancar essa construção milionária que vai ter aqui, pelo amor de Deus!”, disparou, referindo-se à obra da nova sede do Legislativo.
Ao final de sua fala, o parlamentar reforçou o pedido para que os vereadores busquem apoio junto a deputados estaduais e federais para a viabilização da UPA 24 horas. “Tem cidades menores que Erechim no Rio Grande do Sul que têm UPA 24 horas. E por que não aqui? Não me venham com desculpas! Políticos sempre arranjam desculpas!”, afirmou. Tiago encerrou pedindo uma mudança de postura dos vereadores em relação ao Hospital Santa Terezinha. “As pessoas não aguentam mais”, concluiu.
Por Assessoria de Comunicação