Nos municípios de Sertão, Aratiba e Gaurama, na região do Alto Uruguai, estão sendo implantadas Unidades de Referência Técnica (URTs) em Plantabilidade. As instalações das URTs fazem parte do Projeto Plantio360, realizado em parceria entre a Syngenta e a Emater/RS-Ascar e será executado em todas as regiões do Estado. O projeto visa fomentar a atenção à saúde do solo, às novas tecnologias e sustentabilidade do agro, em especial técnicas de plantabilidade e tratamento de sementes.
Além de capacitação técnica, estão sendo instaladas URTs com protocolo pré-determinado, que iniciam com a escolha da lavoura, verificação da fertilidade do solo, escolha de cultivar adaptada, com o devido tratamento de sementes, avaliação e regulagem da semeadora, da velocidade de semeadura e, após, acompanhamento e avaliação da uniformidade de emergência da cultura.
Em Gaurama foram implantadas duas unidades, sendo uma na Linha Alto Caçador, na propriedade de um agricultor, e a outra no campo experimental da MuAgro (produtores de oito municípios unidos pelo Agro), onde a semeadura aconteceu nesta quarta-feira (18/12). Os resultados obtidos no trabalho serão apresentados em dia de campo, marcado para o dia 21 de fevereiro de 2025, no município de Gaurama.
Por Ascom