Na noite de quinta-feira, 10, no Polo de Cultura em Erechim, aconteceu o lançamento do projeto do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) –Regional, que será construído no Colosso da Lagoa. O objetivo é impulsionar o turismo, através da marca ‘Destinos do Norte Gaúcho’, que mostrará as potencialidades do Alto Uruguai, para desenvolver o segmento. O projeto apresentado para a comunidade, foi feito pela Arquiteta, Talia Vial e o Engenheiro Civil, Luiz Henrique Bertollo.
E o ato foi marcado pela união das entidades, já que estavam juntas a Coopturismo que trabalha com a marca ‘Destinos do Norte Gaúcho’, a Rota Termas e Lagos, Prefeitura de Erechim, Credenor, Ypiranga Futebol Clube, AMAU e CIRAU (Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai).
O investimento para construção do CAT gira em torno de R$ 580 mil, e a apresentação serviu para buscar apoiadores da iniciativa privada, para tirar do papel, essa bela ideia.
De acordo com Júlio Brancher, diretor executivo do Credenor, o Escritório Regional de Turismo que funciona na URI Erechim, será transferido para o Colosso da Lagoa, onde será feito toda a operação necessária para receber os turistas e encaminhá-los para os roteiros que escolherem: “temos um potencial muito grande no Alto Uruguai para desenvolver o turismo, e não perdemos em nada para outros destinos. A questão era a organização do setor. Evoluímos nos últimos anos, e estamos em outro patamar. E iremos crescer ainda mais”.
O presidente do Ypiranga, Adilson Stankiewicz, salienta que “o Colosso da Lagoa é o cartão postal de entrada de Erechim e da região Alto Uruguai. Um monumento grandioso com uma história belíssima de mais de 50 anos. Não poderia haver lugar mais adequado para abrigar o Centro de Atendimento ao Turista, para mostrar nossas belezas e potencialidades, que o majestoso Colosso da Lagoa”.
O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, afirma que “quando a maré está alta, todos os barcos sobem. Quando o turismo regional estiver forte, as vinícolas, as cervejarias, hotéis, todos crescem juntos e se fortalecem em rede”.
Para o presidente da AMAU, Marcelo Arruda (prefeito de Barra do Rio Azul), a união é o ponto forte deste movimento, para fomentar o turismo no Alto Uruguai: “todo o trabalho desenvolvido até agora, por todos, começa a dar resultado com o planejamento das rotas turísticas, captação de recursos e outras ações. Agora é o momento dos empreendedores entrarem em ação e fazer parte desse processo. Temos condições sim, de ser a segunda Serra Gaúcha, mas para isso é necessária união, parceria e envolvimento de todos que atuam no turismo”.
Por Assessoria de Comunicação