Os investimentos e as relações institucionais do Poder Público, como Prefeitura de Erechim e Câmara de Vereadores, que destinam recursos e o trabalho interligado das forças de segurança do município de Erechim, refletem em uma cidade com mais qualidade de vida e segurança para população.
Recursos da Prefeitura de Erechim para segurança pública
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Erechim investiu mais de 6 milhões de reais na segurança pública. O Projeto Sentinela, programa de videomonitoramento, teve um aumento de 160 novos pontos com câmeras, com investimento de 2 milhões de reais, totalizando 400 câmeras espalhadas pela cidade. Todas são acompanhadas por soldados na Sala Miguel Gotler de Vigilância Eletrônica, que fica na sede do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Além disso, o município investiu na compra de veículos, equipamentos e infraestrutura para as polícias e na construção da sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva Norte (CRPO N), que foi uma conquista da região do Alto Uruguai que compreende 37 municípios e uma população de 255 mil habitantes.
O prefeito Paulo Polis, esteve envolvido na articulação para a volta do Comando Regional para Erechim, assim como tem cobrado do Estado mais efetivos para Brigada Militar e Polícia Civil. “Essa nossa relação com o Governo do Estado é muito importante, tivemos uma busca incessante para mais profissionais para Brigada Militar, que vieram no último mês de dezembro e para Polícia Civil. Esse trabalho do Poder Público ajuda as forças de segurança unidas tornem o município de Erechim e a região ainda mais seguros”, destaca.
Redução dos índices de criminalidade
Esses investimentos já estão sendo refletidos na redução dos índices de criminalidade, conforme levantamento conjunto feito pelo CRPO Norte; 13º BPM; 11ª Delegacia de Polícia Civil Regional; Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) e Projeto Sentinela. Veja abaixo:
Dados de Erechim
Crimes violentos letais intencionais (CVLI): – 40%
Roubo estabelecimento comercial: – 69%
Roubo residencial: – 55%
Roubo de Veículo: – 67%
Roubo a pedestre: – 29%
Furto qualificado: -10%
Furto de veículo: 0%
Por: SMGG Diretoria de Comunicação