Última reunião do Copom no ano deve confirmar redução da taxa Selic para 11,75%

Antecipado pelo comunicado de novembro, corte de 0,5 ponto percentual representaria o retorno ao mesmo patamar de março de 2022

Pouco ou quase nenhum suspense envolve a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a nova taxa básica de juro do país, na noite desta quarta-feira (13). Isso porque o próprio presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, admitiu verbalmente o que o comunicado do último encontro já antecipava:

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude (0,5 ponto percentual) nas próximas reuniões”, diz o texto assonado pelo colegiado, em novembro. A frase não deixa dúvidas sobre o tamanho do corte que, ao que tudo indica, diminuirá a Selic dos atuais 12,25% ao ano para 11,75%, patamar verificado em março de 2022.

Além do processo de desinflação, que continua em curso, a trajetória dos juros a partir do próximo anos depende de outros dois fatores: o cenário internacional e as contas públicas internas, ambos com influência nas expectativas de inflação.

Fonte: GZH

 

copomjurostaxa selic