UFFS recebe alunos de escolas participantes do Pibid e Residência Pedagógica

Estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas, mostra de trabalhos e visitas aos laboratórios

Cerca de 300 estudantes da Educação Básica participaram, no dia 1º de dezembro, de diferentes atividades na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Os estudantes são oriundos de seis escolas conveniadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) – programas que fomentam a formação de professores entre acadêmicos dos cursos de licenciatura. O objetivo das atividades foi promover um momento de integração entre o corpo discente e docente, tanto da Educação Básica quanto da Educação Superior.
Na UFFS, os estudantes tiveram a oportunidade de conferir uma mostra de trabalhos acadêmicos (pôsteres), além de visitarem os laboratórios do Campus e participarem de diferentes oficinas com temáticas variadas: plantas alimentícias não convencionais (PANCs), Espaço Conexões das Ciências, explorando o Laboratório de Geologia, oficina de contação de histórias, Brinquedoteca, momento de yoga, e histórias e imagens da cultura afro. O evento contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Cresol e do Passarela Supermercados.
– A integração entre acadêmicos, estudantes, professores da Educação Básica e da UFFS se constituiu num espaço de socialização das vivências acadêmico-científicas e didático-pedagógicas do PIBID e da Residência Pedagógica, e, também, de fortalecimento dos cursos de licenciatura, reafirmando a necessidade de políticas de formação de professores – relata a professora Denise Knorst da Silva.



Selicen e SILE

A atividade no Campus Erechim fez parte do I Seminário das Licenciaturas (Selicen) Pibid.PRP.UFFS e II Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul (SILE), que se uniram em um único evento acadêmico-científico, representativo dos cursos de licenciatura da UFFS. O evento foi realizado entre 27 de novembro a 1º de dezembro de forma híbrida, marcado por conferências, mesas de debate, simpósios, sessões coordenadas, momentos culturais, além da apresentação presencial de pôsteres temáticos nos campi da UFFS.
Os objetivos do evento se traduziram em promover o debate acadêmico-científico sobre a formação docente, com ênfase no conhecimento profissional, para a promoção de possíveis e necessárias adequações dos currículos e das propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFFS; socializar estudos que fomentem o fortalecimento das licenciaturas no cenário educacional brasileiro e internacional; propiciar um espaço de articulação das discussões procedentes das vivências e experiências relativas à práxis docente, dirigidos à comunidade interna e à externa da UFFS; divulgar e popularizar resultados de práticas acadêmico-científicas e didático-pedagógicas, com foco no ensino e na aprendizagem, nos estudos em educação e em linguagens, desenvolvidos tanto no PIBID e no PRP da UFFS como em outros programas de ensino, pesquisa e extensão. O I Selicen e II SILE potencializaram a construção do conhecimento e a produção dos saberes nas licenciaturas e nas linguagens, em suas diferentes concretizações, em seus diferentes contextos, plurissignificativos e multiculturais.
Saiba mais sobre o evento em https://www.selicen-sile-uffs.com.


Assessoria de Comunicação (Ascom)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim