A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim está encerrando o ano de 2024 com duas novidades: a criação do curso de bacharelado em Engenharia Civil e a aprovação, pela Capes, do Doutorado Profissional em Educação. Ambos os cursos, assim como todos os demais ofertados pela UFFS, são gratuitos.
Nesta terça-feira (10), um evento virtual será realizado para comemorar a criação do doutorado e, também, do Mestrado Profissional em Direitos Humanos, que será ofertado no Campus Realeza, no Paraná. Será às 19h no link https://www.youtube.com/watch?v=27W–tK5KLg.
O Doutorado Profissional em Educação terá 12 vagas anuais, que serão abertas a candidatos com mestrado na área da Educação. A coordenação será do professor Almir dos Santos. Este será o segundo doutorado ofertado no Campus Erechim, que já conta com o Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental.
A expectativa é que a publicação do edital do primeiro processo seletivo seja feita a partir do dia 1º de abril de 2025. Os candidatos terão um período de inscrições, que será seguido pela fase de seleção, composta por diversas etapas. As aulas da primeira turma devem iniciar no segundo semestre de 2025. Mais informações podem ser obtidas em www.uffs.edu.br/ppgpe.
Engenharia Civil
O bacharelado em Engenharia Civil será ofertado no turno noturno, com início também em 2025. O curso terá 30 vagas anuais e duração mínima de 10 semestres. O objetivo é formar profissionais aptos a planejar, aplicar e desenvolver métodos para solucionar problemas de engenharia associados a materiais, técnicas construtivas e gestão, e a elaborar projetos, executar e gerenciar obras civis de engenharia em suas diversas vertentes, de forma técnica e socialmente responsável, comprometida com o desenvolvimento sustentável, combate às mudanças climáticas e ao bem-estar social. As áreas de atuação são as seguintes: construção civil, projetos estruturais e transportes, saneamento, geotecnia e infraestruturas. O graduado terá capacidade de conceber, projetar, executar e analisar sistemas, produtos, componentes ou processos, determinar parâmetros construtivos e operacionais e aplicar conceitos de gestão para projetos e serviços de engenharia. O curso será coordenado pelo professor Pedro Boehl.
Interessados em ingressar no bacharelado em Engenharia Civil devem fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – as inscrições serão abertas pelo MEC após a divulgação das notas do Enem. As vagas não preenchidas via Sisu serão ofertadas no Processo Seletivo Simplificado (PSS), que já está com inscrições abertas em www.uffs.edu.br/seletivosimplificado. Mais informações sobre o novo curso podem ser obtidas pelo e-mail eng.civil.er@uffs.edu.br.