A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim realizará, entre 14 e 18 de outubro, a 1ª Feira Ciências Sem Fronteiras: Conhecimentos e Diversidades, visando a disseminação da ciência a partir do estímulo pelas pesquisas científicas e tecnológicas em jovens estudantes. Podem inscrever trabalhos para apresentação no evento, estudantes e professores de escolas de educação básica e de ensino técnico, das redes pública e privada do Rio Grande do Sul, especialmente dos municípios vinculados à Amau e à Amunor. Entre as premiações haverá bolsas para estudantes da equipe vencedora e para o professor orientador.
A Feira tem por objetivo incentivar a difusão e divulgação de projetos desenvolvidos pelos estudantes sob orientação dos professores das escolas participantes, no âmbito do Rio Grande do Sul, incentivando o desenvolvimento científico com potencial para a solução de problemas locais.
Serão aceitos trabalhos e experimentos nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
Categorias
I – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – limite de 1 trabalho por escola;
II – Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – limite de 1 trabalho por escola;
III – Ensino Médio Regular, incluindo EJA e Curso Normal – limite de até 3 trabalhos por escola;
IV – Ensino Médio Técnico e Profissional – limite de até 3 trabalhos por escola.
Composição das equipes
a) no máximo cinco alunos pesquisadores, regularmente matriculados na mesma série, ano ou ciclo de uma mesma instituição de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico, para as categorias dos Anos Finais, Ensino Médio ou Ensino Técnico;
b) no caso da categoria dos Anos Iniciais, todos os estudantes devem estar matriculados na respectiva turma;
c) um professor orientador.
Os trabalhos serão avaliados por banca composta por professores, técnicos administrativos e estudantes da UFFS, de acordo com a categoria de inscrição.
Além das premiações como medalhas, troféus e certificados, os estudantes da equipe vencedora nas categorias Ensino Médio Regular e Ensino Médio Técnico/Profissionalizante receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) pelo período de até oito meses, no valor de R$ 300. Os professores orientadores dos trabalhos das equipes vencedoras em cada categoria receberão uma bolsa no valor de R$ 770 pelo período de 4 meses.
As inscrições dos trabalhos são gratuitas e devem ser efetuadas até o dia 20 de setembro. O formulário de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site https://feiracienciaserechim.uffs.edu.br/.
Sobre o projeto
A 1ª Feira Ciências Sem Fronteiras: Conhecimentos e Diversidades foi aprovada na Chamada CNPq/MCTI Nº 02/2023, que tem por objetivo apoiar a realização de feiras e mostras científicas em todas as áreas do conhecimento, com equidade étnico-racial e de gênero. O projeto foi aprovado na Linha 2 – Abrangência Estadual, e contemplará no mínimo 80 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de pelo menos 10% dos municípios do Estado do RS, localizados, especialmente, nas regiões norte e nordeste, pertencentes à Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e Associação de Municípios do Nordeste Riograndenese (Amunor).
Mais informações: feiraciencias@uffs.edu.br.
Assessoria de Comunicação (Ascom)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim