TRE-RS define calendário para eleições municipais de Entre Rios do Sul e outros dois municípios do Estado

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) definiu as datas centrais das eleições suplementares para escolha de novos prefeitos e vices nas cidades gaúchas de Entre Rios do Sul, Cachoeirinha,  e Cerro Grande. Nos três casos, novas disputas são necessárias, uma vez que os gestores escolhidos em 2020 foram cassados.

Por meio de resolução, o TRE-RS marcou para o dia 29 de agosto a data inicial das convenções partidárias. É esse o momento no qual os partidos definem os seus candidatos. As convenções podem ser feitas até 4 de setembro.

Os candidatos escolhidos por seus partidos devem ser registrados na Justiça Eleitoral até 8 de setembro. Um dia depois, podem dar início à propaganda eleitoral as chapas que disputarão as prefeituras nos três municípios.

Conforme o calendário das eleições suplementares das três cidades, até 20 de setembro a Justiça Eleitoral deve julgar todos os pedidos de registro de candidatos.

O último dia para propaganda política em reuniões públicas e para realização de comícios é 27 de outubro, três dias antes das eleições. Na mesma data, encerra-se o prazo para realização de debates no rádio e na televisão.

O último dia para a realização de propaganda eleitoral com alto-falante ou amplificadores de som é 29 de outubro, o dia anterior ao voto. Até essa data também é possível distribuir material gráfico de campanha e promover caminhadas, carreatas, passeatas ou usar carro de som.

Os eleitores de Cachoeirinha, Entre Rios do Sul e Cerro Grande vão escolher os seus novos prefeitos em 30 de outubro, mesmo domingo em que ocorrerá o segundo turno das eleições gerais deste ano.

O calendário eleitoral completo para as eleições suplementares está disponível na resolução número 394, de 2 de agosto de 2022, do TRE-RS.

Os ex-prefeitos e vices que foram cassados não poderão disputar o pleito suplementar de 2022.

Em Entre Rios do Sul, a nova eleição decorre da cassação do prefeito Jairo Leyter, o Jairão, e do seu vice Auri Vassoler, conhecido como Gringo.

Fonte: GZH

destaque