Os integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reuniram, na manhã desta terça-feira (20), para compartilhar informações e avaliar o andamento das ações da 3a Onda da Transformação Digital, da Prefeitura de Erechim, nas 12 secretarias municipais. Na ocasião, o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, aproveitou para dividir com o grupo algumas experiências da participação no evento GovTech Summit POA, realizado, na semana passada em Porto Alegre.
“O ponto central na Transformação Digital é a participação das pessoas, mais que as ferramentas. A Transformação Digital só está funcionando por causa das pessoas. Este processo iniciou aqui no comitê e foi se irradiando para as secretarias pela vontade de cada um de nós em fazer isto acontecer. O trabalho do comitê é muito importante”, disse o secretário e coordenador, Edgar Marmentini.
Avanço nas UBSs
Entre as novidades anunciadas, na reunião, estão os encaminhamentos eletrônicos de consultas com médicos especialistas, em todas as UBSs do município, que iniciaram no dia 12 de junho. “Com a utilização do sistema de Gestão, o paciente não precisa se deslocar e trazer a documentação para agendar a consulta com especialistas, presencialmente, na secretaria, porque o encaminhamento está sendo realizado de forma eletrônica pelo médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Com isso, também se reduzirá a utilização de papel, o formulário de encaminhamento e as cópias de documentos, que antes eram requisito para agendar as consultas especializadas, foram substituídos pelo formato eletrônico. O próximo passo será o encaminhamento dos exames”, explica, Camila Kostaneski, representante da Saúde no Comitê.
Ela acrescenta que “a migração dos dados do sistema do servidor físico da prefeitura para o armazenamento em nuvem vai trazer uma série de benefícios para a população, porque teremos maior espaço de armazenamento, estabilidade, segurança dos dados, e seremos mais rápidos nos serviços à população. Gradativamente, estamos aprimorando o atendimento e tornando os processos mais eficientes”, destaca Camila.
O diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, afirma que a prefeitura tem 72% dos serviços públicos disponíveis on-line, via site ou aplicativo. “O que é uma conquista. Porém, ainda há um longo caminho a percorrer e muitos desafios”, afirma o diretor.
A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, com o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).
Por Assessoria de Comunicação