Segundo o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, semanalmente, os representantes das secretarias se reúnem para avaliar o processo de transformação digital na prefeitura.
“Neste momento, estamos empenhados em fazer as alterações necessárias, que são muitas, em toda a estrutura interna que envolve os métodos de trabalho e a rotina dos servidores, que dão suporte para que ocorra efetivamente a digitalização dos serviços públicos e o atendimento à solicitação do cidadão”, observa o secretário Edgar Marmentini.
À medida que avança a transformação digital, explica o secretário Marmentini, o grau de complexidade aumenta muito, assim como, a exigência sobre os servidores, que precisam se reinventar porque os métodos estão mudando.
“Estamos deixando de ser analógicos, fluxo contínuo seguido, para ser digitais, receber demandas a qualquer hora do dia pelo site ou via aplicativo. Com isso, há também a necessidade de se rever todos os processos, documentos, ações da administração pública”, afirma.
Processos administrativos
Conforme o diretor de Tecnologia em Informação, André Luiz Dalo Rosa, o município de Erechim realiza 329 tipos de processos administrativos. “Dentre eles, 198 são totalmente digitais, ou seja, 60,18% do total; outros 115 são totalmente físicos, ou seja, 34,95%; e 16 estão no status de abertura física e digital – 4,86 %”, observa.
Baixe o aplicativo SysCidadão
Importante lembrar que os serviços digitalizados podem ser solicitados de maneira on-line pelo site ou via aplicativo. “Por isso, é importante que cada cidadão baixe e tenha o aplicativo SysCidadão no seu celular para que possa acessar na palma da mão os serviços já disponíveis digitalmente”, explica.
A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.