Transformação Digital: avanços focam em resolução de problemas e inicio do uso da inteligência artificial

Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reúne semanalmente para avaliar os trabalhos.

A Transformação Digital é uma realidade na Prefeitura de Erechim, graças ao trabalho interligado envolvendo todas Secretarias Municipais, servidores e Câmara de Vereadores, sob coordenação da Secretaria Municipal de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital e da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), setor ligado à Secretaria Municipal de Administração.

Encontros semanais de trabalho

Assim como nos anos anteriores, o grupo que integra o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, se reuniu nesta quinta-feira (20), no Salão Nobre, para primeira reunião do ano. O secretário, Edgar Marmentini, coordenador do Comitê, reforçou que de agora por diante, os encontros serão semanais e os trabalhos, diários em cada setor.

“Esse grupo é quem alavanca a Transformação Digital em toda Prefeitura. Na gestão anterior avançamos muito, chegando a quase 80% dos processos e encaminhamentos junto à Prefeitura de forma digital, na palma da mão do cidadão, pelo site ou aplicativo. Nosso objetivo agora é analisar, resolver os gargalos e avançar ainda mais”, disse o secretário Edgar Marmentini.

Novidades

Um dos dados que colocam a importância desse trabalho em evidencia, é que em 2024, 83,5% dos encaminhamentos de demandas dos contribuintes com a Prefeitura de Erechim, já foram realizados de forma digital.

Agora, conforme apresentado ao Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, o trabalho será focado no uso da Inteligência Artificial (IA), que em breve estará em fase de testes junto a Secretaria Municipal de Saúde com chatbot, investimentos em novas máquinas, qualificação de servidores e resolução dos problemas e interligação de sistemas.

“Esse nosso trabalho representa uma mudança de hábito, por isso, todo avanço é uma vitória. As vezes, temos alguns tipos de resistências em mudar a cultura de como era feito, mas com o tempo, todos conseguem notar o quanto isso facilita, traz segurança e agilidade em todo contexto”, finaliza o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.

Na Palma da Mão

Para encaminhar uma solicitação junto a Prefeitura de Erechim, como Solicitação de Serviço, Abertura e Consulta de Processos, Consulta de Guias de Pagamentos, Ouvidoria, Procon, entre outros, basta acessar os ‘Serviços Online’ do site, clicando aqui. O contribuinte também pode fazer isso, fazendo download do aplicativo ‘SysCidadão’.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação 

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