O município de Erechim tem demonstrado um avanço significativo na Transformação Digital dos serviços públicos. Nos primeiros quatro meses de 2025, foram abertos 12.071 processos, e a maioria esmagadora — 10.364 processos, o que representa mais de 85% — foi realizada por meio digital.
Os atendimentos presenciais (processos físicos) somaram 1.707, o que corresponde a aproximadamente 15% do total. A proporção revela uma mudança importante no comportamento da população e na forma como a Prefeitura tem disponibilizado os serviços: a cada 10 processos abertos, 8 são feitos de forma digital e apenas 2 presencialmente.
Esse resultado reforça o compromisso da Administração Municipal com a inovação, com a transformação digital e a modernização do atendimento ao cidadão. Com o fortalecimento de ferramentas como o Aplicativo SysCidadão e o site oficial do município, a população tem encontrado mais facilidade, agilidade e comodidade no acesso aos serviços públicos.
“Isso quer dizer que estamos investindo em tecnologia, capacitação e desburocratizando processos, facilitando o acesso da população aos serviços que a Prefeitura presta. Por exemplo, é possível informar que uma lâmpada está queimada pelo nosso site ou no aplicativo e solicitar a troca”, explica o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.
Com tecnologia a favor do cidadão, Erechim está cada vez mais perto de quem precisa — agora, literalmente, na palma da mão.
Na Palma da Mão
Para encaminhar uma solicitação junto a Prefeitura de Erechim, como Solicitação de Serviço, Abertura e Consulta de Processos, Consulta de Guias de Pagamentos, Ouvidoria, Procon, entre outros, basta acessar os ‘Serviços Online’ do site, clicando aqui. O contribuinte também pode fazer isso, fazendo download do aplicativo ‘SysCidadão’