Transformação Digital alcança 75% dos serviços públicos de Erechim

Informatização avança com o trabalho de automação dos processos internos administrativos. Serviços podem ser acessados de forma on-line via site ou aplicativo SysCidadão

Erechim chega a marca de 75% dos serviços públicos disponíveis de forma on-line, que podem ser acessados via site ou aplicativo SysCidadão. A Transformação Digital dá mais um passo importante rumo a modernização da gestão pública municipal o que representa mais agilidade e eficiência à população e redução dos custos administrativos.

Cidade inclusiva e melhor

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que a Transformação Digital está ampliando a conexão com a comunidade, trazendo mais efetividade e transparência aos serviços públicos. “Com muito trabalho dos servidores, secretários e colaboração da população alcançamos a informatização de 75% dos serviços públicos. Isso não é pouca coisa, porque as famílias podem solicitar um tapa-buraco, troca de lâmpada, utilizando o celular e sem sair de casa. Estamos rompendo limites, enfrentando desafios, criando alternativas, e, principalmente, trabalhando para deixar a cidade mais inclusiva, digital, sustentável, uma cidade melhor para nossa população”, destaca Polis.

Mudar a lógica

Segundo o secretário e coordenador, Edgar Marmentini, os avanços recentes da 3a onda da Transformação Digital são muito significativos, porque as dificuldades só aumentam. “As Comissões Internas estão atuando dentro das secretarias e organizando o trabalho de automação dos processos internos. Esta nova estratégia está permitindo dar continuidade ao trabalho de melhoria da gestão pública municipal, que visa alterar a rotina e a lógica de métodos e processos administrativos que são feitos da mesma maneira nos últimos 20, 30 anos”, explica o secretário.

Buscando soluções

O diretor de Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, afirma que o trabalho das Comissões Internas está sendo muito importante, porque elas estão mapeando as particularidades de cada departamento, os fluxos dos processos, buscando soluções para automatizar estes serviços. “A Secretaria de Obras está entre as mais complexas para ser informatizada, mas com a Comissão Interna de Digitalização e Desburocratização (CIDD Obras) a informatização dos serviços está avançando”, explica.

12 secretarias

A Transformação Digital abrange as 12 secretarias municipais e é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

Passo a passo para solicitar serviços públicos

Acesse aqui o passo a passo: (https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/16908/passo-a-passo-para-solicitar-servicos-publicos-pelo-site-da-prefeitura).

Por Assessoria de Comunicação