Na última semana, o secretário de Obras de Erechim, Mario Rossi, desembarcou em Brasília para uma série de reuniões estratégicas, entre elas, o desenvolvimento da Transbrasiliana, uma importante e sonhada ligação asfáltica entre Erechim e Passo Fundo.
O encontro, realizado nas instalações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na capital federal, reuniu importantes figuras envolvidas no planejamento e execução desse projeto. Mario Rossi, acompanhado pelo diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme de Mello, e pelo coordenador Geral de Desenvolvimento de Projetos, Rodrigo Portal de Matos, concentrou esforços na análise detalhada dos projetos.
Uma das revelações mais significativas da reunião foi a constatação de que os projetos relacionados à Transbrasiliana estão em estágio avançado, com cerca de 95% de sua elaboração já concluída. No entanto, a licitação para a execução da obra foi adiada devido a obstáculos técnicos na elaboração dos projetos.
“A licitação, cujo vencedor foi uma empresa familiar sediada em Goiás, enfrentou atrasos em decorrência de sua participação em duas outras obras, uma no Sul e outra no Pará. No entanto, para assegurar o progresso do projeto, reuniões quinzenais estão sendo realizadas e um prazo estrito para a entrega dos projetos foi estabelecido”, disse Rossi em entrevista à Rádio Cultura.
Com a promissora notícia de que a obra será licitada até o final do ano e com o início previsto para 2024, há razões para otimismo. Os fundos necessários para a realização do projeto já estão garantidos, com um investimento estimado em R$ 400 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
O trecho que abrange Erechim a Passo Fundo, com cerca de 65 km de extensão, será beneficiado por esse investimento, e a previsão é que a obra seja concluída em um ano e meio, trazendo melhorias significativas para a infraestrutura viária da região.