“Trabalhamos sob pressão, com a vida e a morte”, diz coordenadora dos serviços de Urgência e Emergência de Erechim

Uma vida dedicada a Enfermagem, Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU) e Ambulância Cidadã. Essa é a história da coordenadora dos serviços de Urgência e Emergência de Erechim, Elaine Strassburg, sempre correndo contra o tempo para salvar vidas.

Tamanha agilidade dos atendimentos das equipes coordenadas por Elaine, resultou em mais de cinco mil atendimentos em 2022. “Tamanha eficiência deve-se aos profissionais cada vez mais treinados, capacitados e maior número de médicos e operadores”, disse a coordenadora.

Mas não é só isso, o número considerável de atendimentos deve-se também à população cada vez mais consciente em auxiliar. “Observamos quando chegamos no acidente e já tem um certo público, que se não tiver alguém identificado e da área, as pessoas não deixam mexer na vítima. A comunidade já entendeu o quanto é necessário o serviço ser executado da maneira correta”, disse.

Conforme Elaine, hoje o SAMU atende uma média de três a cinco chamados ao dia, já a ambulância cidadã cerca de 15. Um trabalho realizado por cinco equipes. “Trabalhamos sob pressão, com a vida e a morte. Mas, as equipes são muito muito bem preparadas para todas as situações, em constante qualificação. Buscamos atender da melhor maneira a comunidade, temos muito amor por tudo que realizamos”, destacou Elaine.

O SAMU também está presente nas escolas, o projeto Samuzinho ensina de forma lúdica, noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos e em ambiente escolar.

E, também está com um projeto em andamento para abrigar sua sede. “Nosso espaço hoje é limitado. Acredito que em pouco tempo estaremos em uma base nova”, finalizou.

destaque