As competições nas quadras de areia da Arena Set Point iniciaram no domingo (12) pela manhã. Na busca pelo pódio atletas gaúchos das cidades de: Erechim, Getúlio Vargas, Estação, Campinas do Sul, Passo Fundo e Cachoeirinha. Também vieram para a disputa atletas de Santa Catarina, das cidades de: Chapecó, Itá, São Carlos e Piratuba. A presença internacional ficou por conta dos jogadores do Paraguai.
Categoria Mista
Dentre as 11 duplas inscritas, uma em especial chamou a atenção. A pequena Lara de apenas 9 anos de idade, formou dupla com seu pai Etto. Mostrando muita técnica e garra, a menina atraiu olhares incrédulos da torcida presente no complexo esportivo, em razão de seu desempenho dentro da quadra. Jogando futevôlei desde os 7 anos de idade, a jovem atleta já participou de 10 torneios e em Erechim ela sacou, recebeu bolas difíceis, fez levantamentos e atacou marcando pontos importantes para sua equipe. Apesar de terem perdidos as 3 partidas da fase classificatória, os placares apertados (18×14, 18×15 e 18×10), mostram que o futuro da Lara no futevôlei está sendo bem encaminhado.
Após mais de 5 horas de disputas a final colocou frente a frente duas duplas da cidade de Passo Fundo. Ingridy e Dailon levaram a melhor na decisão superando a dupla Cássio e Suan, pelo placar de 2 sets a 0.
Classificação Categoria Mista:
1º Lugar: Ingridy e Dailon
2º lugar: Suan e Cassio
3º Lugar: Jacy e Alemão
Categoria Iniciante
Se na categoria mista o pódio só teve duplas de Passo Fundo, na Iniciante o domínio foi das duplas da capital da amizade. As regras específicas da categoria, que buscavam fazer com que ambos os atletas participassem de forma equilibrada nas partidas, foram importantes para termos grandes confrontos. O título de campeão ficou com a dupla formadas pelos amigos Mateus e Leonardo, que fizeram sua estreia em competições de futevôlei. O segundo lugar do pódio ficou para os atletas Pase e Parmeggiani.
Classificação Categoria Iniciante:
1º Lugar: Mateus e Leonardo
2º lugar: Pase e Parmeggiani
3º Lugar: Keko e Picolé
Categoria Intermediaria
A categoria mais forte do torneio presenteou o público com jogadas plásticas e de muita qualidade técnica. Em jogos extremamente disputados que levaram os atletas a exaustão física, quem levou a melhor foi a dupla de Chapecó formada por Etto e Felipinho. A dupla que uniu a
experiência do jogador Etto e a juventude de Felipinho (17 anos), iniciou a parceria recentemente e já estão colhendo frutos. Eles estiveram no pódio nas últimas três competições disputas, com o título na cidade de Frederico Wesphalen/RS, um vice em Chapecó/ SC e agora mais um título em Erechim. Na final eles venceram a dupla formada por Mateus (Itá/SC) e Clayton (São Carlos/SC), pelo placar de 2 sets a zero.
Classificação Categoria Intermediária:
1º Lugar: Etto e Felipinho
2º lugar: Mateus e Clayton
3º Lugar: Bruno e Nani
Para Fabian Brancher, do Team Futevôlei Erechim, esta competição entra para a história de Erechim e do Alto Uruguai como a maior disputa de futevôlei já promovida: “Este torneio reflete o quanto a modalidade de futevôlei cresceu em nossa cidade e na região. Reunir mais de 70 atletas de futevôlei foi um marco tanto pela quantidade, mas também em relação a qualidade técnica. Conosco, temos hoje, mais de 30 atletas de ambos os sexos, que treinam na Arena Set Point. Ficamos felizes em poder colaborar com o desenvolvimento deste esporte que além de competição também é sinônimo de saúde pois faz uma mescla importante entre trabalho de força e aeróbico”.
O Torneio de Futevôlei foi promovido pela Arena Set Point e pelo Team Erechim de Futevôlei e teve o patrocínio de: Alumitec Esquadrias, Baroni Imóveis, BS Uniformes, Darli Tomazi Sobrancelhas Designer e Micropigmentação, Graffoluz Gráfica e Editora, Marmitaria Fit, NSantin Materiais Elétricos, Bagnara Multimarcas e Soluvet Produtos Agroveterinários.
Matéria: Fabiano Bukowski
Fotografias: Júlia Ramisch