As redes da Creral no município de Nonoai foram atingidas pelo temporal do fim semana. A tempestade que destruiu casas, galpões e lavouras nas comunidades de Faxinal do Lopes e Tope Serra também derrubou 21 postes, arrebentou cabos e queimou transformadores.
Ainda no sábado, dia 07, as equipes de construção de redes da cooperativa levantaram 16 postes em Faxinal dos Lopes e restabeleceram a energia às 22 horas. No domingo durante o dia foram levantados outros cinco postes e substituídos dois transformadores no Tope Serra.
A rede de transmissão da PCH Rio dos Índios também sofreu avarias do lado catarinense, cerca de 8 postes foram derrubados pela força do vento, próximo da comunidade Cachoeira. A rede foi restabelecida ainda no sábado.
Para agilizar o restabelecimento de energia aos associados, a área técnica da Creral mobilizou cerca de 20 homens e contou com apoio de máquinas da prefeitura de Nonoai, tratores dos associados e serviços de empresas terceirizadas.
A rede de fibra ótica também foi atingida e toda ela está sendo reconstruída novamente nesta segunda-feira, bem como os ramais de fibra até as casas dos associados. Ainda nesta semana as equipes da Creral estarão percorrendo toda a rede para verificar as condições e corrigir os alinhamentos dos postes e outras avarias.