Um vazamento de combustível em um dos tanques de armazenamento de um posto de combustível localizado na movimentada esquina da Avenida 7 com a Rua Espírito Santo, no centro de Erechim, mobilizou órgãos de segurança e ambientais desde o final da tarde da segunda-feira (18). Como medida de precaução, moradores de prédios e hóspedes de um hotel nas proximidades foram evacuados temporariamente.
O vazamento foi detectado e isolado pelas equipes técnicas da Defesa Civil e Força Voluntária do Alto Uruguai. Após a evacuação das áreas de risco, os trabalhos se concentraram em investigar a origem e a extensão do problema, que foi identificado em um dos tanques subterrâneos do posto.
De acordo com o plano de ação emergencial, o próximo passo crucial é esvaziar completamente o tanque afetado ainda nesta terça-feira (19) para permitir sua remoção. Paralelamente, uma operação de lavagem de toda a tubulação da rede de combustível na Rua Carlos Miranda será realizada para eliminar qualquer resquício de contaminação e garantir a segurança do sistema. Máquinas trabalham para chegar até o local do vazamento. O tanque será e esvaziado e retirado para maiores averiguações.
Ronaldo Mânica, representante da Força Voluntária do Alto Uruguai e Vagner Mânica da Defesa Civil que atuam no local, detalharam os trabalhos em andamento. “Estamos fazendo as medições do nível de gás constantemente para monitorar a segurança da área. Neste momento, também estamos realizando a retirada dos materiais contaminados encontrados no solo embaixo do posto”, explicaram.
O coordenador expressou otimismo sobre o cronograma de liberação do local. “Nossos esforços estão concentrados para que, até o final do dia, os locais que foram interditados possam ser considerados habitáveis e seguros, voltando tudo ao normal”, completou.
A interdição afetou parte do quarteirão e vias próximas ao posto, causando alterações no trânsito da região central. Motoristas foram orientados ainda ontem à tarde, a evitar o local e buscar rotas alternativas enquanto os trabalhos de contenção e limpeza são finalizados.
As autoridades monitoram a situação para evitar qualquer risco à população ou ao meio ambiente. A investigação sobre as causas exatas do vazamento deve ser iniciada após a conclusão dos trabalhos emergenciais.
O trabalho iniciado no final da tarde da segunda-feira, mobilizou Defesa Civil, Força Voluntária do Alto Uruguai, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Fepam, agentes do trânsito e Secretaria Municipal de Assistência Social.
A direção do Posto de Combustível emitiu uma Nota de Esclarecimento, já divulgada pelo Jornal Boa Vista.
Por: Edson Machado da Silva