Celebrar mais que a aposentadoria, mas uma conquista da luta sindical que transformou a vida de milhões de pessoas e que impulsiona a economia dos municípios. Por esse motivo, que o SUTRAF-AU, por meio de suas sedes municipais realiza todos os anos festas para comemorar a conquista da aposentadoria rural.
No último sábado, 22 de fevereiro, o SUTRAF-AU por meio da Microrregional formada pelos municípios de Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Estação, Erebango e Floriano Peixoto realizou a da 24ª Festa do Aposentado em parceria com a Cresol. O evento ocorreu na Comunidade Souza Ramos, no interior de Getúlio Vargas, reunindo mais de 600 aposentados.
Diversas lideranças estiveram presentes no evento, como o coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara; a representante do senador Paulo Paim, Cleonice Back; os coordenadores do SUTRAF nas sedes municipais, Nilton Scariot (Getúlio Vargas); Rui Valença (Erebango); Vicente Perin (Estação); Nelson Luiz Mazurek (Floriano Peixoto); além de demais lideranças dos municípios da região.
A celebração contou com mesa política, missa, almoço festivo e matinê. O coordenador do SUTRAF-AU, destacou que a aposentadoria rural foi conquistada pela luta sindical com a Constituição de 1988 e que para sua manutenção é necessário vigilância e mobilização constante. “Tivemos muitas conquistas no passado, como a previdência social com a aposentadoria rural, o Pronaf, o Seguro Agrícola e para isso tivemos que fazer muita luta e mobilizações, sensibilizando governos e mostrando a importância. A aposentadoria mudou a vida de muita gente e não podemos perder essa conquista, por isso precisamos continuar vigilantes e apoiar o sindicato, porque a aposentadoria é fruto da luta sindical”, pontuou Bagnara.
O coordenador do SUTRAF Sede Municipal de Getúlio Vargas, destacou que associados da Cresol das cidades de Sertão, e Água Santa também participaram da festa. “Tivemos uma celebração presidida pelo padre Valdoir e o padre Moacir e após então um grande almoço. Na parte da tarde a festa contou com um matinê animado pelo conjunto Grenal. Agradecemos todos os envolvidos e os participantes que contribuíram para o sucesso da festa”, disse Scariot.
27ª Festa dos Aposentados de Campinas do Sul
No sábado (22), o SUTRAF Sede Municipal de Campinas do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizaram a 27ª Festa dos Aposentados no Salão Paroquial do município.
O evento contou com a participação do representante do SUTRAF-AU, Felipe Toniolo; da coordenadora do SUTRAF Campinas do Sul, Maretanea Fátima Beltrame Bottini; do prefeito de campinas do Sul, Paulo Battisti; do Padre Valter Girelli; e do presidente do STR, Cláudio Gobalquini.
Toniolo destacou que a festa dos aposentados é o reconhecimento da trajetória de vida de cada agricultor familiar e da importância da luta sindical que tornou a aposentadoria um direito social, garantindo dignidade ao homem e a mulher do campo. “Assim como a luta e a organização foram importantes no passado, hoje devemos seguir organizados lutando pelo reajuste adequado as atuais necessidades e, para além da aposentadoria, garantir outros meios que garantam a qualidade de vida no campo, como o acesso a saúde gratuita e de qualidade, o acesso a cultura, recreação e lazer, entre outros. Parabéns ao sindicato em Campinas do Sul pela bonita festa”, disse.
A celebração reforçou a importância e valorização dos aposentados e da organização e mobilização das pessoas para a defesa de direitos como a aposentadoria. “A 27ª Festa dos Aposentados foi um sucesso, tivemos a participação de mais de 500 pessoas, agradecemos a todos os que participaram, principalmente a todos os envolvidos na organização, gratidão por tudo”, finalizou Maretanea.
Texto e fotos: Ascom Sutraf