Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (18), pela Polícia Federal no bairro Parque Lívia em Erechim, suspeito de integrar uma rede de tráfico internacional de drogas e armas de fogo. Além da prisão a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão e quatro sequestros de bens e valores cumpridos.
A prisão integra a Operação Contraface, realizada pela Polícia Federal e Receita Federal com o objetivo de desarticular uma organização criminosa liderada por empresários de Cascavel e Toledo, no Paraná.
Conforme já noticiado na manhã desta segunda-feira (17) pelo Jornal Boa Vista, o grupo é investigado por trazer a droga e armas do Paraguai, armazenar os itens em depósitos espalhados pelo oeste paranaense e transportar as armas e droga para vários estados do Brasil. No processo, a organização comprava veículos para transportar as cargas, criava empresas fictícias e simulava a venda dos veículos para os motoristas contratados para dirigi-los.
Conforme a PF, a organização criava contas bancárias em nome de pessoas físicas e jurídicas que mediavam a lavagem do dinheiro obtido com os crimes. Desde 2021, a organização teria movimentado ao menos R$ 14 milhões de origem criminosa.
Além de Erechim, a operação também cumpriu mandados nas cidades paranaenses de Cascavel, Toledo e Medianeira, e em Florianópolis (SC). Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores.