A healthtech PreviNEO desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial que permitirá aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Rio Grande agir preventivamente no combate a doenças que lideram os casos de óbito no país.
O serviço estará disponível a partir de sexta-feira (15), resultado de parceria entre a startup e a prefeitura de Rio Grande, com apoio da organização Artemisia, realizadora do programa Plataforma de Inovação Aberta em Atenção Primária a Saúde.
A tecnologia será oferecida em hospitais públicos e unidades de saúde, com objetivo de mapear o risco de uma pessoa desenvolver um dos cinco tipos de câncer mais comuns no Brasil (mama, próstata, cólon, colo de útero e pulmão).
O cruzamento de dados é feito por um algoritmo que realiza uma sequência de combinações. Ao identificar casos de maior risco, a plataforma conta com um concierge digital, que promove atendimento personalizado por e-mail e no WhatsApp, monitorando se a pessoa agendou consulta e passou pelos exames necessários.
Com a secretaria municipal de saúde de Rio Grande, a startup fará um levantamento de todas as respostas, desenvolvendo um mapeamento dos resultados obtidos para estimular o diagnóstico precoce e prevenção. A PreviNEO é uma startup com negócio focado para a saúde, chamada healthtech. Foi fundada em 2015, em Curitiba (PR).
Por GZH