Ao 32 anos, João Francisco Coimbra Parenti, o Fifo, vereador em Erechim, é também o presidente da Juventude do MDB do Rio Grande do Sul. Mesmo jovem, há mais de 10 anos vem construindo sua história dentro do partido, juntamente com diversos protagonistas.
“Temos um partido gigante, está presente em mais de 400 dos 497 municípios do Estado. São 110 juventudes espalhas por todo o Rio Grande do Sul, evidentemente a maior juventude partidária do Brasil e consequentemente, temos 235 vereadores do MDB no RS”, disse Parenti.
Tamanha grandiosidade, segundo o presidente, vem acompanhada de alguns desafios a serem transpostos. “Nesta semana, dia 20, temos um macro encontro regional, para começarmos discutir política na base, para preparação ao processo eleitoral de 2024. Eu como coordenador regional e presidente da juventude, tenho andado por toda a região e Estado, para que possamos realizar esses encontros, dando orientação jurídica, político/partidária, com olhar também voltado ao digital”.
Ele também enalteceu uma iniciativa da executiva do MDB, junto ao Instituto Ulysses Guimarães. Trata-se de um programa de capacitação para os jovens e pessoas que de fato querem ingressar na política e concorrer. “O intuito é que possam chegar no legislativo, executivo, ao cargo de vice e prefeito sabendo exercer a função, não cair de paraquedas, uma verdadeira escola de líderes”, explicou.
Comentou ainda que seu caminho natural na próxima eleição será a reeleição enquanto vereador. “Posteriormente, em 2026, teremos que começar um debate amplo se queremos de fato um representante no parlamento gaúcho”, finalizou.