Técnicos da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, participaram de capacitação na Secretaria Estadual de Saúde, Centro Estadual de Vigilância em Saúde, na capital do Estado, sobre o Sistema de Informação em Vigilância em Saúde.
Na tarde da segunda-feira, 6, os técnicos Tiago Maass e Cinara Siciliana, que receberam o treinamento na capital do Estado, apresentaram o programa informatizado ao secretário de Saúde, Jackson Arpini, Diretor da Vigilância em Saúde, Aldo Diligenti, e técnicos do setor.
O programa informatizado está em fase de implantação por parte da SES e visa agilizar os processos de trabalho e padronizar as informações da área de Vigilância em Saúde. O programa está amparado numa Resolução da CIB/RS nº 123/2013, e a partir de 2019 será implantado gradativamente nos municípios gaúchos, segundo informações do órgão estadual.
Inicialmente estão sendo realizadas capacitações e adesões para um projeto piloto, para verificar a metodologia de trabalho, dirimir dúvidas dos técnicos e testar a operacionalidade da nova ferramenta, que se propõe a facilitar as ações, tendo em vista que o programa, conforme é abastecido on-line, abre novas abas para avanço dos trabalhos.
Para Arpini os treinamentos e capacitações são válidas quando trazem benefícios ao serviço e, consequentemente, aos usuários que acessam a rede pública de saúde e seus respectivos serviços. “Repassar à equipe o aprendizado fruto da capacitação é relevante para o aprimorar e qualificar o serviço e a equipe”, ressalta o titular da Pasta.