Foram várias gerações de Sindicalistas que ajudaram a construir o Sindicato dos Empregados no Comércio de Erechim – Sindicomerciários, onde hoje podemos dizer que se tornou um “Sindicato Solidário e Cidadão” que adota práticas cotidianas baseadas no respeito, atenção, participação e cooperação, buscando manter os direitos e conquistar novos benefícios para os trabalhadores. Através de décadas de trabalho, cresceu, aprendeu, conquistou e construiu.
Fundada a associação dos comerciários no dia 20/12/1959, época na qual ainda não havia uma lei que regulamentasse a atividade sindical no Brasil, a “Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Erechim” era uma associação de classe, que se transformou em sindicato no dia 17/10/1962, quando recebeu sua carta de sindicalização, dia 17 de janeiro de 1963, ao adaptar-se à lei sindical criada em 1931.
Desde então, o Sindicomerciários tem se empenhado em acompanhar as transformações pelas quais têm passado no comércio, hoje no Mundo da alta tecnologia da informação, estendendo sua atuação para diversas áreas de interesse do trabalhador.
Hoje o Sindicomerciários é uma entidade forte e atuante nas lutas políticas por uma sociedade igualitária e justa. No período pós-ditadura militar, esteve presente na reconstrução do movimento sindical. Também esteve às ruas reivindicando Diretas já! E defendendo uma Constituição cidadã para os brasileiros. Combatendo sempre o neoliberalismo que tanto penalizou os trabalhadores na década de 1990 e cujas políticas nefastas retomaram seu vigor nos dias atuais.
“Continuamos a luta de vários companheiros e atuamos pelo reconhecimento e valorização dos trabalhadores no comércio, negociamos salários e condições de trabalho, pressionamos e negociamos horários do comércio para não ser abusivo, realizamos e participamos de campanhas importantes que venham de encontro ao trabalhador, como o acesso aos serviços públicos, à promoção da cultura, enfim, os mais diversos aspectos da vida humana. Entendemos que o lugar de atuação de nosso sindicato é a defesa do trabalhador(a), em todos os espaços da sociedade. Temos certeza que a defesa de uma sociedade democrática, ainda é o melhor caminho para melhorar a vida da categoria que representamos,” disse Dilson José – Presidente do Sindicomerciários Erechim.
Ainda hoje, um desafio para a entidade sindical diante dos grandes ataques sofridos para retirada de direitos conquistados pelos trabalhadores brasileiros, continua sendo o de conscientizar cada trabalhador e cada trabalhadora, sobre o quanto transformadora é a luta organizada da classe.
A história que foi escrita nesses 60 anos vai continuar e isso se fará diante da disposição dos trabalhadores em defender e conquistar direitos. “O Sindicomerciários quer você aqui, na luta, por mais 60 anos, porque enquanto estiver colocada a disputa entre o capital e o trabalho, essa guerra de classes permanente, nós estaremos sempre do lado de cá, o lado dos trabalhadores, e a forma de pendermos a balança para nosso lado é unindo nossas forças!”, disse finalizou Dilson – Presidente do Sindicomerciários.
Por Assessoria de Comunicação