Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim e região divulga sua posição com relação aos trabalhadores

Nota Oficial

Diante da pandemia do Coronavírus e das medidas que estão sendo tomadas para reduzir as chances de contaminação pelo vírus, o Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim e região, com objetivo de ajudar a conter e reduzir a propagação do vírus e  os impactos que este pode provocar na vida dos trabalhadores, vem a público divulgar a sua posição com relação à necessidade de proteção e preservação da saúde e da vida  dos trabalhadores.

Considerando:

– que o transporte coletivo, os vestiários, o local de trabalho e os refeitórios são locais de aglomeração de pessoas,

– que entre os trabalhadores há pessoas que fazem parte dos grupos de risco,

-que os próprios trabalhadores procuram o Sindicato, preocupados com os riscos da permanência no local de trabalho,

-que em outros estados empresas já estão oferecendo férias coletivas e já paralisaram as atividades,

– que o Decreto do Governador do RS, Eduardo Leite, considerando o estado de calamidade pública no estado, restringe o transporte interestadual e  coletivo, determina o fechamento de shoppings centers e regula o funcionamento de mercados e supermercados,

-que prefeituras da região já determinaram  a proibição das atividades e dos serviços privados não essenciais e o fechamento do comércio,

O Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim, sugere e  solicita às autoridades públicas e aos empresários  que tomem medidas de contenção de acordo com o que indicam os protocolos internacionais e nacionais de saúde, ( o  não contato,  quarentena,  isolamento e o mínimo possível  de circulação das pessoas). De acordo com estas medidas propomos que os trabalhadores sejam dispensados do trabalho por tempo indeterminado, sem prejuízo aos salários.

Ressaltamos que a Lei estabelece que o risco pela atividade econômica deve ser assumido pelo empregador e que grande parte do salário dos trabalhadores é destinado ao pagamento das  necessidades básicas como alimentação, água, luz, gás e aluguel.

O Sindicato coloca-se à disposição dos empregadores  para  conjuntamente com  os trabalhadores  construir formas e alternativas para  que estas medidas  sejam tomadas imediatamente. É momento de salvarmos vidas e contribuir para uma saída coletiva desta situação de emergência.

Nos colocamos à disposição através do e –mail metalcuterechim@gmail.com e do telefone 99932 0828.

Erechim, 20 de março de 2020.

A direção

destaque