Sicoob Crediauc recebe a imprensa de Erechim e região na Villa Trentin

Na noite de quarta-feira (05), o Sicoob Crediauc recebeu a imprensa de Erechim e região para um agradecimento seguido de confraternização na Villa Trentin em Erechim. A Rádio Cultura FM e o Jornal Boa Vista estiveram representados por Márcio Dal Pizzol, Egídio Lazzarotto e Edson Machado. Foi um momento importante para conhecer o Conselho de Administração e a Direção da Cooperativa. A cerimônia iniciou com apresentação de cada um dos gerentes e colaboradores de cidades do RS e SC, após foi a vez dos integrantes da imprensa se apresentar.

Na oportunidade o Presidente do Sicoob Crediauc Paulo Renato Camillo fez um agradecimento os profissionais da imprensa e também uma breve apresentação do sistema cooperativo. Disse: “nós não estamos aqui somente para fazer resultado financeiro. Nós temos uma responsabilidade social enorme”, pontuou.

Camillo se referiu a um item chamado ganho social na prestação de contas e o cooperado em 2023 teve uma economia média de R$ 5.800,00 reais comparando com bancos, isso levando em consideração tarifas, e taxas mais acessíveis. No geral no Sicoob nacional a média foi R$ 5.300,00 e completou dizendo que “isso é fazer cooperativismo. Promover justiça financeira.”

Trazendo o rankeamento do Sicoob Crediauc pelo Brasil afora, que tem mais de 700 cooperativa de crédito, o Sicoob tem 330, sendo a sexagésima terceira do ranking nacional de cooperativas de crédito. Das 330 a Sicoob é a 18º, sendo a 4ª maior cooperativa de SC e RS. Hoje o Sicoob Crediauc administra 3 bilhões de Reais. Possui mais de 75 mil cooperados presentes nos 3 estados do Sul, com 32 agências, sendo 12 no Rio Grande do Sul, 19 em Santa Catarina e uma no Paraná. Em Concórdia funciona uma agência digital, numa sala modesta com 8 funcionários e mais de 5 mil cooperados.

Camillo disse que a cooperativa é a origem do agronegócio. Foi fundada a cooperativa poro 36 sócios fundadores, todos eles envolvidos com agricultura. E tendo como um de seus principais objetivos, proporcionar aos cooperados, acesso a linhas de crédito para custeio e investimento em suas atividades.

Durante 22 anos, de 1984 até 08 de novembro de 2006, o Sicoob Crediauc atuou somente no segmento rural, até que submeteu a apreciação do Banco Central do Brasil, projeto para transformação em cooperativa de livre admissão de associados, passando a operar neste novo regime desde então, após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária. Trabalhando com todos os segmentos.

Paulo Renato Camillo finalizou agradecendo os associados e a imprensa, que como disse: “tem através de suas emissoras de rádio, jornal e portais, a possibilidade de mostrar o que o Sicoob Crediauc realiza no dia-a-dia. Pontuou.

Por: Edson Machado da Silva

 

destaque