Estão sendo retomados os trabalhos no conjunto de britagem de Severiano de Almeida. Entre os dias 9 a 17 de setembro ocorreu a perfuração das rochas do tipo Basalto na área de extração para a colocação dos explosivos, sendo no dia 19 foi realizada a detonação.
Foi desmontado um volume aproximado de três mil metros cúbicos de rochas nesta primeira etapa. O material vai ser utilizado na conservação das estradas vicinais do município, um total de cerca de 620 quilômetros.
É importante salientar que a prefeitura de Severiano de Almeida possui a Licença de Operação do Conjunto de Britagem com validade até outubro de 2023 junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Possui ainda o Registro de Extração publicado pela Agência Nacional de Mineração e Autorização para Detonação pelo Exército Brasileiro – Comando da 3º Região Militar.
A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou ainda diversas adequações e melhorias no Conjunto de Britagem para a obtenção da Licença de Operação. Estas adequações contemplaram a recuperação de uma nascente no local, com a desobstrução e limpeza do canal de escoamento da água excedente das fontes, plantio de grama no entorno e troca da tampas.
No local, foi feita ainda a retirada das espécies exóticas invasoras e após feito o plantio de 1,1 mil mudas nativas referentes a implantação do projeto de compensação ambiental e de recuperação de área degradada.
A prefeitura fez também a abertura de bacias de decantação e valas para escoamento das águas pluviais, o fechamento do açude próximo a área de extração, além da organização dos materiais e equipamentos de trabalho com o recolhimento de materiais inservíveis a céu aberto e colocação de placas de identificação.