Servidores, estudantes e professores de Colégios e Universidades de Erechim com presença especial na Novena de Fátima 2024

O assessor da Pastoral da Educação da Diocese de Erexim, Pe. André Ricardo Lopes, presidiu a procissão e a missa das 20h deste sábado, 05 de outubro, segundo dia da novena de Fátima 2024, com o Pe. Jean Carlos Demboski, assessor da Pastoral da Juventude, de concelebrante e a participação do Diácono Mauro Kalinoski.

A celebração teve participação especial de servidores, estudantes e professores de Colégios e Universidades da cidade. Na acolhida à imagem da procissão, diversos estenderam faixas e bandeiras de seus estabelecimentos de ensino no corredor pelo qual ela foi deslocada até o altar campal.

Na homilia, Pe. André observou que vai se tornando tradição a participação de integrantes de instituições escolares e universitárias no segundo dia da novena de Fátima. Referiu-se ao enfoque do dia, a segunda parte do Pai Nosso – “Santificado seja o vosso nome”. Ressaltou que se glorifica a Deus em seu Filho Jesus Cristo porque nele se encontra princípios fundamentais da vida: Vida – Fraternidade – Amor – Família – União – Doação, Compaixão – Afeto – Paz – Perdão – Fé – Gratidão.  Pessoas apresentaram cartazes com os mesmos. Fez referência à leitura da missa, passagem da profecia de Ezequiel na qual ele fala da promessa de Deus de dar ao seu povo um coração novo. Deus queria do povo uma nova consciência, nova mentalidade, liberdade responsável. Enfatizou a ação em favor da vida dos educadores, merendeiras, direções e funcionários das escolas, São “arquitetos de corações puros” que transformam a vida de muitas pessoas. superam qualquer lógica de tempo, de espaço e de recursos. Dirigindo-se aos estudantes, disse se rezava por eles, a fim de nunca perderem o sorriso, a criatividade, as alegrias, as potencialidades. Não terem medo, não tenham medo de se desafiarem e que os professores são suas seguranças e que o protagonismo de seus educandos. Citou afirmação do Papa Francisco sobre a dimensão de doação e serviço aos irmãos e irmãs.  Pe. André concluiu a reflexão convidando a cantar a canção do Pe. Zezinho “Um dia uma criança me parou…”

********************************************.

Íntegra da homilia do Pe. André

Queridos irmãos e irmãs devotos de Nossa Senhora de Fátima.

Nesta segunda noite da novena, rezamos em comunhão com os representantes das escolas sintam-se todos e todas contemplados/contempladas, nossa novena já vem tendo essa característica de rezar sempre com as crianças, os jovens, os estudantes.

“Santificado seja o vosso nome”, este é o tema desta noite, em Jesus nós conhecemos e sentimos a presença de Deus. Glorificamos Deus em Jesus, porque Nele esta: Vida – Fraternidade – Amor – Família – União – Doação, Compaixão – Afeto – Paz – Perdão – Fé – Gratidão.  Santificado é o seu nome, porque DEUS É um PAI tão amoroso a ponto de entregar seu Filho até a morte. Jesus em suas atitudes glorificou o Pai.

Para nos aproximarmos deste Deus tão grande precisamos alimentar em nossas relações, em nosso ambiente comunitário, social, escolar, em nosso ambiente global todos estes dizerem… (  ). Que cada palavra possa dizer algo pra você nesta noite, que cada palavra te faça pensar e agir de forma diferente. É tempo de se alimentar de Jesus, Maria nos conduz para esse encontro no silêncio na escuta e na oração.

Conforme a primeira leitura do profeta Ezequiel (36,26) Javé não desiste de querer o nosso bem “Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne – vocês serão o meu povo e eu serei o vosso Deus”. Queridos irmãos e irmãs é essa nova consciência, mentalidade, liberdade, felicidade que Deus deseja realizar em nós. É tempo de revestir-se de um coração cheio de alegria.

Maria, do silêncio, da escuta e da oração ouve e sente atentamente cada gesto, cada intenção que trazemos no coração.

São muitos os aspectos que gostaria de relacionar nesta noite da educação, dentro deste, ressaltar a ação em prol da vida de nossos educadores, merendeiras, direções e funcionários das escolas, Estes não medem esforços pelo bem, Estes são os guardiões dos estudantes, Estes são verdadeiros “Arquitetos de corações puros” que transformam a vida de muitas pessoas, Estes superam qualquer lógica de tempo, de espaço e de recursos, Estes se desdobram para vencer os prazos, as recomendações e trabalhar além do horário para dar conta de todas as responsabilidades, Estes além da dimensão técnica profissional muitas vezes agem como pais e mães, Estes ensinam para além da escola, para a vida. Este procuram difundir a educação na concepção humana.

O segundo aspecto é em relação a vocês estudantes, vocês estão a caminho, talvez dando os primeiros passinhos ou talvez já quase chegando à realização de seu sonho, hoje rezamos por vocês para que nunca percam o sorriso, a criatividade, as alegrias, as potencialidades, não tenham medo de se desafiarem, os professores são vossas seguranças, mas Eles querem ver o seu protagonismo.

Nesta noite nos alimentamos da experiência de Maria que se deixou tocar pela presença de Deus, assim somos todos nós. Aqui neste Santuário muito estudantes, professores, trabalhadores da educação pedem a Maria luzes, direcionamento. Educadora Maria, mãe do Senhor Jesus.

 Glorificar a Deus através de Nossa Senhora, através da alegria das crianças, dos estudantes, das potencialidades, dos sonhos, dos tantos sorrisos, de tantos abraços. Num gesto de carinho, de paz, de bondade, queremos transmitir juntamente com a pastoral da educação essa grande certeza que vale a pena estarmos aqui, nos colocar diante de Nossa Senhora… as bolhas de sabão representam nossa alegria e nosso amor.

O papa diz a todos nós – “Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa” (Cf. Publicação 29.08.2021)

Amar como Jesus amou…

Por Assessoria de Comunicação