O Senador Luiz Carlos Heinze esteve neste sábado (21), em evento realizado nas obras da ponte sobre o Rio Passo Fundo e na Linha Carafá em Campinas do Sul. Na ocasião além de visitar as obras, o Senador recebeu uma homenagem de agradecimento pela atenção que tem dado a essa obra e também a região.
O Senador Heinze indicou e articulou verbas para a construção da ponte que liga a região da AMAU (Associação de Municípios do Alto Uruguai) e a AMZOP (Associação de Municípios da Zona da Produção).
Por outro lado, seu gabinete já articulou recursos para a pavimentação que interliga a Amau até a Amunor.
Também está trabalhando para que inicie o mais breve possível as obras da Rodovia 153 (Transbrasiliana que liga Erechim à Passo Fundo) que compreende a região da Amau e da Ampla (Associação de Municípios do Planalto).
Outra obra que é um tema bastante discutido nos últimos anos se refere ao transporte ferroviário. Conforme o Senador a ideia é da retomada da via férrea de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul interligando nossa região.
Sobre ligação ferroviária é importante que Erechim e Região fiquem atentos para uma obra que o governo do Estado deverá realizar. O Rio Grande do Sul está próximo de receber um dos maiores investimentos privados dos últimos anos. Trata-se da implementação de um porto privado especializado no descomissionamento de navios e plataformas de petróleo. O empreendimento será localizado junto ao Porto Meridional, no litoral norte do estado, em Arroio do Sal.
O projeto é liderado por investidores espanhóis. Para essa obra o Estado deverá receber um investimento de 6 bilhões de euros na construção de um porto, e lideranças de Passo Fundo estão com projeto de uma ligação ferroviária até o Porto. Seria importante a AMAU através de suas lideranças articular com forças políticas a ligação de Erechim até o porto que deverá ser construído em Arroio do Sal, beneficiando dessa forma também a região Alto Uruguai.
Após a visita as obras da ponte, o Senador foi recepcionado na Linha Carafá em Campinas do Sul, com um almoço e homenagens por conta de prefeitos, secretários, vereadores, comissão organizadora da Reintegração do Norte Gaúcho e pessoas ligadas a esta importante obra, que aproveitaram o momento para lhe agradecer por tudo o que tem feito pela região.
Por: Edson Machado