Seminário Regional decide retomar ações para recuperação do solo e da água 

Com o objetivo de unir esforços para melhorar o manejo dos solos agrícolas, o Curso de Agronomia da URI, em parceria com a Emater e a Cooperalfa, promoveram na quarta-feira, 17, no Salão de Atos da Universidade, o Seminário Regional de Manejo do Solo.

O evento, realizado pela primeira vez na região, visou apresentar os resultados do estado da fertilidade do solo da região, bem como difundir a importância do uso de corretivos e fertilizantes, e a importância do plantio direto e da correção de áreas compactadas.

Diversas temáticas foram apresentadas. Entre elas, o diagnóstico da fertilidade do solo da região Alto Uruguai; atualização sobre o uso de corretivos de acidez de solo; as melhorias da fertilidade; tecnologias e sistemas produtivos sustentáveis; manejo regenerativo com uso de plantas de cobertura; e melhorias do perfil do solo.

A presença de um grande número de pessoas ligadas ao agronegócio, demonstrou que a região está preocupada com a qualidade do solo regional, especialmente depois do grande período de chuvas que trouxe inúmeros prejuízos também ao setor agrícola.

Essa preocupação foi manifestada já na abertura do evento pelas lideranças que organizaram e apoiaram a iniciativa. Entre elas, o professor Antonio Sergio do Amaral, do Curso de Agronomia; a Gerente Regional da Emater/Ascar, Fernanda Tacca Angonese; o Supervisor Regional da Cooperalfa de Erechim, Fábio Pérego; o Secretário Municipal da Agricultura, Tobias Biasi; e o Diretor-Geral da URI Erechim, professor Paulo Roberto Giollo.

Todos foram unânimes em afirmar que é preciso unir esforços e encontrar alternativas para a recuperação do solo que já vinha sendo prejudicado antes mesmo das intensas chuvas que também atingiram a região. Por todas as razões apresentadas, ficou decidido pela retomada da campanha de conservação do solo e da água em toda a região Alto Uruguai, uma vez que as enchentes agravaram o problema com mais perdas de solo e insumos das lavouras de todo o Rio Grande do Sul.

O Seminário, que reuniu pesquisadores, estudantes de Agronomia e escolas técnicas agrícolas da região, assim como produtores, contou com o apoio das seguintes organizações: Agricoop; Sindicato Rural; Cresol; Sicredi UniEstados; Banrisul; Bayer; Yara; Mosaic; SulGesso; e Top Formaturas e Eventos.

Por assessoria de comunicação