Secretário de Gestão e Governança de Erechim Edgar Marmentini fala sobre transição do governo

Sobre definição do novo governo Polis e Flávio, o Secretário Marmentini disse que ainda faltam alguns ajustes, porque é um novo mandato que se inicia com um novo projeto de governo que o povo definiu nas eleições e desta forma há uma nova composição. Já foram realizadas muitas reuniões com os partidos que fizeram a coligação e agora também com o PP (Partido Progressista) que vem para agregar nesta composição e agora está se concluindo o alinhamento com o retorno das férias do Prefeito Polis, mas algumas definições ficarão para o início de 2025.

Conforme Marmentini, “o governo está andando, o secretariado já foi definido pelo Prefeito, o segundo escalão ainda não está completamente fechado, que compreende os secretários adjuntos, mas é o prefeito quem dá o aval final. Ocorreram reuniões com representantes dos partidos da base, com muitos ajustes e o que foi acordado antes, será cumprido. Disse que não são todas as peças que voltam para o jogo e aí sempre tem alguns dissabores nos espaços que alguns partidos perdem e outros ganham, mas é do jogo político e também tem que considerar, o que deixou de ser entregue por algumas pessoas, dentro daquilo que se esperava”. Completou Marmentini.

Perguntado sobre o número de partidos que compõe a base, hoje são (8), o que seria mais fácil, ganhar uma eleição ou montar o governo com todos esses partidos? Marmentini respondeu que não é fácil ganhar uma eleição, porque é composta por vários fatores, mas quando se buscou os partidos que tinham filosofia mais afinada com o MDB e PSDB para uma coligação, se procurou fazer grande parte dos acordos, então nunca é mais fácil ganhar uma eleição e também não é fácil compor um governo. Mas tudo isso já foi amplamente trabalhado para entrar em 2025 fazendo entregas e colocando o plano com todos os seus projetos em ação.

Com relação a base aliada, o Secretário disse que “base é o Plano de Governo, aquilo que nós pensamos para o melhor de Erechim, pois o MDB não pensa só no umbigo dele, o MDB também quando busca composições, e traz junto a ele aqueles partidos que irão agregar naquilo que é o plano de governo, na entrega, naquilo que a comunidade precisa, seja na assistência Social, na Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e é esse o conjunto de ideias que os partidos tem, não só o MDB, com uma certa sintonia entre todos. Foram quebrados alguns paradigmas e a união dos partidos é para o bem da cidade, oferecendo o melhor serviço em todas as áreas e foi nesse sentido que se realizou essa construção, inclusive com a chegada do PP, que é um partido que há muitos anos eram estabelecidas conversas, mas não havia um entendimento, não estava maduro, mas agora dentro de um outro entendimento, conseguimos fazer essa construção e com as demais siglas faremos um bom governo com afinidade. ” Frisou Marmentini.

Comunicação Social

Sobre o setor de Comunicação da Prefeitura a ideia é mudar o conceito dela. A evolução da gestão tem que acontecer em todas as áreas e na comunicação ela também vai acontecer, bem como na saúde, educação, enfim em todos os outros setores. Serão buscados novos conceitos de comunicação moderna e isso já está sendo agilizado, mas sem pressa, porque já foi combinado com o prefeito que durante o primeiro trimestre da nova gestão, deverão ser feitos alguns ajustes.

Transformação Digital

A transformação digital está acontecendo com muita rapidez, e foi absorvida pelo servidor público e também pela comunidade. Mas ainda precisa evoluir no setor de transformação digital, procurando trabalhar em um novo momento com Inteligência Artificial e para se chegar a esse ponto é necessário manter um banco de dados bem solidificado na gestão pública, porque a IA busca o que você tem armazenado e a Secretaria de Gestão e Governança já está trabalhando nesse projeto procurando fazer o melhor possível nessas duas áreas no decorrer do mandato.

Telemedicina

Nesse mandato deverá acontecer a telemedicina. O importante é que se conseguiu integrar as UBS com a Secretaria da Saúde. Hoje existe um sistema em que o paciente agenda sua consulta, não sai mais com um monte de papel de exames, pois o médico lhe dá o diagnóstico e já faz o encaminhamento da autorização dos exames direto para a Secretaria da Saúde, e o paciente é comunicado via watszapp, da data agendada para realização dos exames. Agora o próximo passo é a telemedicina, os técnicos já estão trabalhando nisso e a partir de janeiro quando assumir o novo secretário essa dinâmica será agilizada. Só não aconteceu ainda a telemedicina conforme Marmentini, porque o processo licitatório não foi de acordo com aquilo que desejava a administração.

Por: Edson Machado

 

destaque