A Secretaria do Meio Ambiente de Erechim alerta a população para o descarte seguro e correto dos resíduos de vidro e assemelhados. Estes materiais, se descartados de forma incorreta, podem gerar uma série de riscos aos profissionais que trabalham na coleta e reciclagem desse material.
O Secretário do Meio Ambiente Claudio da Silveira disse que o cidadão precisa compreender que seu lixo possui uma logística complexa e que envolve diversas pessoas, e que o mau acondicionamento de materiais cortantes pode resultar em graves acidentes.
A Secretaria recomenda que vidros, cerâmica e demais que possuem característica perfuro cortante sejam acondicionados preferencialmente em recipientes rígidos ou em caixas de papelão resistentes embaladas com fita adesiva. Recomenda-se também que se identifique os resíduos de vidro para que o coletor tenha ciência de que se trata de material perigoso.
O importante é que o gari possa coletar o lixo de forma segura, levando este material até as associações de recicladores que farão a triagem sem o risco de acidente.
Seja um cidadão responsável e descarte seu lixo corretamente, evitando acidentes e preservando a saúde e o bem-estar de todos!
Observação: A destinação dos materiais perfuro cortantes provenientes de serviços de saúde são de responsabilidade das clínicas/hospitais, sendo obrigatória a destinação para local adequado e licenciado.