Secretaria de Meio Ambiente faz um apelo para o descarte correto do lixo

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, faz um apelo à comunidade para o descarte correto do lixo. A problemática do tema tem se repetido cotidianamente com descartes de resíduos em horários inadequados, acondicionamento incorreto, excesso de peso nos sacos de lixo, além de lixo depositado nos canteiros do município. Infelizmente essas cenas têm se tornado comum e isso é resultado da falta de comprometimento com um tema fundamental para a preservação do meio ambiente: o descarte correto dos resíduos recicláveis e orgânicos.

Descarte incorreto do lixo

Apesar de diversas ações que vêm sendo realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, que incluem atividades em escolas, veiculação de campanhas informativas e orientativas em rádios, vistorias de orientação e matérias institucionais, várias moradias e residenciais continuam descartando seus resíduos de forma indevida. Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, sem a participação da comunidade na separação e disposição adequada, não há como esse projeto ter o resultado esperado.

Canteiro central não é lixeira

Para seguir com a orientação às pessoas, equipes da Secretaria de Meio Ambiente realizaram abordagens de orientação, além da distribuição de material informativo sobre descarte, separação e armazenamento adequado do lixo, horários adequados para depositar o lixo e sobre a proibição de colocá-los nos canteiros centrais e lixeiras públicas.

“Jamais devemos descartar o lixo nos canteiros públicos. Além disso, as lixeiras públicas são única e exclusivamente para uso do pedestre. Não devem ser utilizadas para colocação de lixo das residências, nem do comércio. Também, o lixo não deve ser descartado no canteiro”, reforça o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira.

Autuação de casos irregulares

A Secretaria de Meio Ambiente informa que seguirá com as ações diárias de fiscalização e autuação dos casos irregulares.

“É preciso que todos nós façamos a nossa parte separando o lixo seco do orgânico. Ainda é fundamental saber os dias e horários da coleta para colaborar com a equipe que recolhe o lixo. Esse é o papel do cidadão. Por isso, colabore com o meio ambiente, já que o lixo que nós produzimos é responsabilidade de cada um nós enquanto munícipes”, declara o secretário.

Saiba o que é lixo orgânico e lixo seco

Orgânico: Restos de comida, papel higiênico, fralda, papel sujo, esponja, porcelana, cerâmica, papel-carbono, fotografia, espelho, fita adesiva.

Seco: Papel, vidro, plástico, lata, alumínio, arame, pvc, garrafa pet, garrafa de vidro, embalagem de produto de limpeza.

Coleta lixo orgânico

Centro

Coleta Diária (Segunda-feira à Sábado): das 16h30 à 1h

Bairros

Coleta Alternada Diurna – Segunda, Quarta e Sexta-feira: das 7h30 às 16h

Bairros: Victoria I, Victoria II, Aeroporto, Santo Antônio, Consoladora, Verdureiros, Frinape, Agrícola, Boa Vista, Presidente Vargas, Aldo Arioli, Cerâmica, Parque dos Imigrantes, Bandeirantes, Cotrel, Koller, Espírito Santo, Três Vendas, Santa Catarina, Triângulo, Dal Molin, Ipiranga, Vale Dourado, Jabuticabal, Paiol Grande, Vale dos Parreirais.

Coleta Alternada Diurna –Terça, Quinta e Sábado: das 7h30 às 16h

Bairros: Progresso, Cristo Rei, São José, Petit Village, Presidente Castelo Branco, Rio Tigre, Estevam Carraro, Amizade, Industrial, Atlântico, Parque Redenção, Liberdade, Maria Clara, Novo Atlântico, Fátima, Bela Vista, Linho, Morada do Sol, Parque Lívia, União, São Vicente de Paulo, Copas Verdes, José Bonifácio, Zimmer, Cristal, Demoliner, Industrial Norte, Esperança, Morro da Cegonha, São Caetano.

Por Assessoria de Comunicação 

destaque