O município de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e em parceria com a Emater, desenvolveu um trabalho para informar e esclarecer sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida para grupos de mulheres da assistência social dos distritos de Capo Erê e Jaguaretê, e Povoado Km 07. O enfoque dos três encontros foi no aproveitamento integral dos alimentos.
Nestas atividades foram abordados os 10 passos de uma alimentação saudável, importância da redução do consumo de produtos industrializados e do aproveitamento integral dos alimentos. Também foram elaboradas três receitas saudáveis, saborosas e acessíveis – bolo de cascas, sementes e banana; suco de cascas de cenoura e beterraba e doce de cascas de banana. Cada participante recebeu uma apostila com dicas de higiene na manipulação dos alimentos, aproveitamento integral, acondicionamento correto dos alimentos, as receitas elaboradas e outras que podem ser preparadas com ingredientes do cotidiano.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Cidadania, Raieli Segalla, afirma que cada vez mais se verifica que o padrão alimentar da população vem sendo modificado pela globalização e urbanização. “O consumo de alimentos naturais, saudáveis e ricos em nutrientes diminuiu e aumentou o consumo de produtos industrializados e processados, ricos em calorias e pobres em nutrientes. Essas transformações promoveram o declínio da desnutrição, acompanhada por outros problemas nutricionais, sendo um deles, o sobrepeso e a obesidade. ” Ela complementa explicando que, da mesma forma percebe-se que muitas pessoas perdem a oportunidade de produzir pratos saborosos e saudáveis, causando acúmulo de lixo orgânico e desperdício de mantimentos que poderiam estar nos pratos de muitos brasileiros. “Diversos nutrientes estão presentes em partes geralmente descartadas dos alimentos, como sementes – de abóbora, melão, melancia -, e cascas – de batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora -, entrecascas – de melancia, melão -, folhas – de cenoura, beterraba, batata-doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete -, e talos – de couve-flor, brócolis, salsa, agrião e beterraba,” diz. Segundo a nutricionista, o aproveitamento integral consiste em pequenas mudanças no cotidiano que fazem um grande bem para o indivíduo, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, através do consumo sustentável. As estagiárias em Nutrição Rafaela Pessini, Aldenise Duarte Arpini Balvedi, Adriele Menegon e Carléia Juliana da Veiga também acompanharam as atividades.
Bolo de cascas, sementes e banana
Ingredientes
½ xícara (chá) de sementes (abóbora, melão, girassol, moranga, amendoim);
2 xícaras de farinha de milho;
½ xícara de casca de moranga ralada;
½ xícara de açúcar;
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
1 colher de sopa de fermento;
2 ovos;
2 bananas;
1 xícara de chá de água ou leite;
canela em pó.
Modo de preparar
Torrar e moer as sementes; amassar as bananas; bater os ovos, o açúcar, a gordura, e acrescentar os demais ingredientes. Assar numa forma untada e polvilhada por 40 min. Após assado, polvilhar canela.
Doce de cascas de banana
Ingredientes
cascas de banana;
água;
açúcar cristal (½ da medida da massa).
Modo de preparo
Juntar as cascas da banana, cobrir com água, 30 minutos de fervura em fogo baixo, após liquidificar. A proporção de açúcar é ½ (metade) da medida da massa. Levar ao fogo baixo por mais 30 mim, ou até soltar o fundo da panela. Deixar esfriar, pode ser guardado em tabletes congelados (formas de gelo ou copos de cafezinho) ou em banho maria.
Suco de cascas de cenoura e beterraba
Ingredientes
3 tabletes de cascas de cenoura (cubinhos na forma de gelo/copinho);
1 tablete de cascas de beterraba (cubinhos na forma de gelo/copinho);
1/2 L água;
1/2 L de suco de laranja.
Modo de preparo
Com os tabletes já congelados, colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater, pode ser coado e adoçado conforme preferência.
Observação: o coado pode enriquecer uma sopa de legumes, se ainda não adoçado. Ou docinhos e geleia. Pode ser usado cascas in natura também.