Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social iniciaram hoje (1) capacitação visando otimizar e atualizar o desempenho de suas atividades voltadas ao atendimento das demandas da comunidade. Servidores dos Centro de Referência em Assistência Social – CRASs e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Abrigo Cidadão e gestão, passam pela reciclagem durante dois dias no Auditório da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Programa Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e atribuições dos CRASs e CREAS, são os temas abordados durante as 14 horas/aula.
A Capacitação baseia-se na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/SUAS que orienta a construção da Política Nacional de Capacitação a partir do princípio estruturante da educação permanente, na organização e na oferta dos patamares formativos, visando a contribuição coletiva no aprimoramento da capacidade de gestão e do trabalho desenvolvido no atendimento à população, sob os princípios ordenadores da descentralização e da participação.
O novo “Pacto Federativo da Educação Para o Trabalho na Assistência Social” supõe processos que efetivem a lógica da educação permanente, requerendo responsabilidades compartilhadas entre os entes federados, sistematicidade, controles públicos, com consequente aprimoramento do SUAS e universalização no acesso aos diferentes patamares formativos. Considerando este cenário na Assistência Social, os públicos e os conteúdos são diferenciados para atender ao perfil, às requisições e ao posicionamento dos sujeitos, na qualidade de gestor, trabalhador da rede pública. Nesta perspectiva a gestão busca garantir aos trabalhadores do SUAS uma capacitação que visa qualificar os atendimentos, os serviços e os acompanhamentos.