Secretária Daniele Colla fala no programa Cultura News sobre vacinas e unidades básicas de saúde

A Secretária de Saúde de Erechim, Daniele Colla esteve no programa Cultura News e fez um chamado a população para que não deixem de fazer as vacinas que são oferecidas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

 

A Secretária ressaltou que a administração municipal vem qualificando muito a saúde no município, organizando as Unidades Básicas de Saúde para receber o público e os profissionais, humanizando os serviços prestados. Hoje se faz uma chamada importante para a prevenção de doenças, através das vacinas. Lembrou do período que estamos vivendo, com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, o que agrava as doenças respiratórias e se trabalha no sentido de conscientização da população, para que faça as vacinas e dessa forma estará protegendo sua saúde. O município tem vacinas disponíveis em todas as Unidades.

 

Daniele Colla lembrou da pandemia do Covid e a importância da Vacina que imunizou muita gente naquele momento. Por outro lado, a influenza virou calendário todo o ano. Mas a Secretaria dispõe além dessas também a vacina da Dengue. A recomendação é de que deu sintoma de gripe, use máscara, procure a UBS para fazer os exames com um profissional da área.

 

A vacina da Influenza é para todas as faixas etárias e as UBS estão abertas das 8h30 às 11h30 e a tarde das 13h00 às 16h30 e a Unidade de Referência (antiga UPA) das 8h30 às 18h sem fechar ao meio dia.

 

Vacina do Covid está no grupo prioritário, sendo que crianças já estão no calendário e também disponível para as demais faixas etárias (idosos, gestantes e pessoas com comorbidades).

 

Vacina da Dengue é a novidade. Hoje o protocolo para vacinação é na idade dos 10 aos 14 anos, disponíveis em todas as Unidades Básicas. Foi recebido pelo Ministério da Saúde, 1.438 vacinas e até hoje se alcançou um número de aproximadamente 160 vacinados, o que é um número muito abaixo do esperado.

 

UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE

O município procurou qualificar as Unidades Básicas de Saúde para receber os pacientes e hoje se atende cerca de 75% da população pelo SUS. Foi reformado e ampliado a UBS do Bairro Atlântico. A UBS do São Vicente de Paula. Uma nova UBS no Bairro Progresso, chamada de UBS/Escola numa parceria com a URI. Hoje em andamento a ampliação e reforma da UBS do Bairro Bela Vista, com previsão de obra pronta em julho desse ano. A UBS do Distrito de Jaguaretê já foi reformada e agora está acontecendo a revitalização da UBS do Distrito de Capo-Êre que também deverá ser concluído no próximo mês. Outra Unidade Básica que passa por uma grande reforma é a do Bairro Paiol Grande e será praticamente duplicado o espaço, com uma importante revitalização. Os trabalhos iniciaram agora e o prazo de entrega está previsto para o final do ano.

 

A Secretária comentou também que foi aberta licitação nesta semana para a ampliação e reforma da Unidade Básica do Bairro São Cristóvão. Hoje o município trabalha muito forte com a qualificação em todas as suas UBSs. E as equipes estão muito bem preparadas para o atendimento ao público.

 

A Secretária Daniele Colla parabenizou a URI Erechim pela nota máxima conquistada pelo Curso de Medicina na avaliação do MEC, sendo que as equipes avaliadoras estiveram visitando as UBS para observar também o desempenho dos acadêmicos do Curso de Medicina que mantém essa parceria com o município.