Secretaria da Saúde promove atividades educativas em escolas através da campanha “Farmácia vai à Escola”

A Secretaria da Saúde de Erechim está comprometida com a conscientização da comunidade local sobre o uso racional e apropriação adequada de medicamentos, bem como com o descarte correto desses produtos. Como parte deste esforço, a Secretaria aderiu à campanha “Farmácia vai à Escola”, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo levar atividades educativas para ambientes escolares, formando multiplicadores do conhecimento.

Na última quarta-feira (1), a farmacêutica Alexandra Nava Brezolin, acompanhada da estagiária Milene Steffen, esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente de Paula, em Erechim, para desenvolver atividades lúdicas e educativas com os alunos, abordando temas essenciais relacionados ao uso responsável de medicamentos.

Os encontros foram realizados com alunos do 1º ao 9º ano, divididos por série, e abordaram os seguintes temas: Dose certa para cuidar: Cuidados para não intoxicar; Promoção da Vida: Prevenção da intoxicação intencional; e Saúde Única: Uso Racional de Medicamentos e o meio ambiente. Esses temas foram apresentados por meio de vídeos, cartazes e dinâmicas, proporcionando uma abordagem interativa para os alunos.

Uma parte fundamental da iniciativa foi abrir espaço para que as crianças e adolescentes tirassem suas dúvidas e compartilhassem o conhecimento adquirido com amigos e familiares. Ao final das atividades, os alunos foram convidados a expressar suas percepções por meio da criação de vídeos, desenhos ou textos que respondessem à pergunta: “Por que o uso racional de medicamentos é importante?” Esses trabalhos serão encaminhados para os responsáveis pela campanha e concorrerão a prêmios.

Neste ano, a assistência farmacêutica do município adotou como tema interno do projeto “A esperança no futuro merece DOSES de responsabilidade: Unindo gerações pelo USO Racional de medicamentos”, destacando a importância de promover um uso adequado de medicamentos e fortalecendo a conexão entre diferentes gerações na busca por um futuro mais saudável e consciente.

A secretária da Saúde Éclesan Palhão acredita que iniciativas como a “Farmácia vai à Escola” desempenham um papel fundamental na educação da comunidade. “Com esse assunto da importância do uso racional de medicamentos esperamos que essa ação contribua para uma sociedade mais informada e consciente em relação aos cuidados com a saúde e o meio ambiente”, disse.

Por Ascom