Na última semana, o secretário de Saúde, Vianei Mueller e o assessor da pasta, Marcelo Pedroso realizaram o roteiro feito pelos pacientes da saúde pública de Erechim, que buscam atendimento em Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, o secretário e o assessor estiveram na Casa de Apoio e Pousada que a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde, mantém na Capital Gaúcha para hospedagem dos pacientes, para avaliar as estruturas dos serviços, sempre em busca de melhorias para beneficiar a população. Além disso, o secretário esteve reunido com a direção da Unesul em busca de melhorias para o serviço prestado.
Conforme explica o secretário de Saúde, o transporte para os pacientes é realizado através de contrato com a Unesul que conduz os pacientes, atendendo as demandas de cada um. “As passagens são gratuitas em ônibus leito e semi-leito para o transporte entre as rodoviárias de Erechim e Porto Alegre. Além disso, o translado dentro da cidade de Porto Alegre, entre a Casa de Apoio e os hospitais, clínicas e laboratórios também é realizado por ônibus qualificados para o serviço”, disse o secretário de Saúde.
Ainda, Vianei Mueller destaca que o objetivo principal dessa agenda foi o de compreender o serviço, realizando o transporte feito pelos pacientes, sempre em busca de melhorias para os cerca de 100 pacientes oriundos da Secretaria de Saúde de Erechim que realizam Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Na Casa de Apoio, o secretário visitou as estruturas que já passaram por processo de melhoria e atendem a demanda de quem procura o serviço.
“Essa agenda foi extremamente positiva, pois nos colocamos no lugar do paciente, fazendo o trajeto com o ônibus até a Capital, conversando com os pacientes e colhendo sugestões para a sempre melhoria dos serviços prestados. Além disso, temos uma Casa de Apoio acolhedora para oferecer conforto e alento aos pacientes e suas famílias. Temos quartos com banheiros individuais, sala, cozinha, para garantir conforto a quem precisa desse serviço. Vale destacar que estamos sempre em busca de melhorias para o local, bem como para os serviços oferecidos às pessoas”, pontua o titular da pasta de Saúde.
Vianei Mueller constatou a importância da unidade mantida em Porto Alegre. Para ele, a Casa de Apoio exerce um papel preponderante a todos os usuários que buscam tratamento de saúde na Capital. “Encontrar um espaço acolhedor nesses momentos delicados é de suma importância e reflete positivamente na resposta terapêutica, auxiliando na recuperação”, finaliza o secretário de Saúde de Erechim, destacando que o Governo do Estado está descentralizando os serviços e, por isso, a Secretaria de Saúde já estuda a implantação de outras Casas de Apoio em municípios onde os pacientes de Erechim precisam de atendimento à saúde, como Passo Fundo, Ijuí e Tenente Portela.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação