Antes e na véspera do Natal o jornalista Egídio Lazzarotto realizou uma série de entrevistas que foram divulgadas no programa Cultura News da Rádio Cultura FM. Na ocasião Lazzarotto conversou com diversos consumidores que circulavam pela área central de Erechim.
A pergunta era, se essas pessoas já haviam efetuado as compras de natal e se gastaram mais ou menos do que no ano de 2023. Praticamente todos os entrevistados, afirmaram que diminuíram os valores das compras e apresentaram quatro justificativas: A primeira delas é de que usaram o 13º Salário para quitar dívidas em atraso, em lojas e também pagar dívidas com o cartão de crédito. A segunda justificativa foi a de que usaram a primeira parcela do 13º na promoção da Black Friday no início do mês de dezembro e que aguardavam as tradicionais liquidações do comércio que geralmente acontece no mês de janeiro. Em Terceiro, responderam que ao invés de comprar presentes preferiram usar o dinheiro para viajar, inclusive para o litoral, e por fim, os aposentados não receberam nessa época do ano o 13º salário, pois já haviam recebido na metade do ano e dessa forma diminuíram as compras de presentes para filhos e netos.
Na sexta-feira 27, o vice-presidente da CDL, Alessandro Soccol Barbieri em entrevista à Rádio Cultura confirmou que as vendas de Natal deste ano caíram no comércio de Erechim em relação ao Natal passado. No entanto não disse qual foi o percentual da queda dessas vendas.
Sabe-se também que o maior responsável pelo recuo nesse tipo de compras é o endividamento dos brasileiros. As pessoas têm menos poder aquisitivo quando precisam se preocupar com gastos adicionais das dívidas.
Por: Egídio Lazzarotto