Rústica e caminhada marcam conscientização e inclusão do autismo

O objetivo do evento foi dar visibilidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), valorizando a diversidade e fortalecendo o respeito e a empatia.

Este domingo (6), foi marcado por dois momentos especiais na Praça Prefeito Jayme Lago: a 2ª Rústica pela Conscientização e Inclusão do Autismo e a 3ª Caminhada da Conscientização do Autismo, promovidas pela Aquarela Pró-autista, com apoio da Prefeitura de Erechim e diversas entidades e empresas.
No início do evento, autoridades falaram com os participantes, como o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Edson Cassemiro; a coordenadora da Aquarela Pró-Autista, Naiara Soccol e a tesoureira da instituição, Jaqueline Santin.

(Foto: Eliandro Campos – Comunicação PME)

O secretário adjunto de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Edson Cassemiro, reforçou a parceria da Prefeitura de Erechim, que investe em políticas públicas de conscientização e inclusão. “Reforço aqui nossa admiração, dos erechinenses e da Administração Municipal pelo trabalho feito pela Aquarela. Nós seguimos investindo e incluindo em nossas escolas, unidades de saúde, entre outros espaços que são essenciais para convivência de toda comunidade”, comentou.

(Foto: Eliandro Campos – Comunicação PME)

A coordenadora da Aquarela Pró-Autista, Naiara Soccol lembrou que o evento acontece poucos dias após o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 deste mês. “Neste mês de abril, dedicado a conscientização do autismo, realizamos com muita alegria, a 2ª Corrida Inclusiva e a 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. Esses momentos não são apenas eventos esportivos, eles são símbolos de união, respeito e inclusão. Cada quilometro percorrido foi um gesto de apoio as pessoas com autismo e as suas famílias. Queremos agradecer profundamente à todos que estiveram conosco, participantes, voluntários, apoiadores e patrocinadores, sem vocês nada disso seria possível. A Associação Aquarela Pró-autista segue firme em seu propósito durante todo ano, promovendo informação, acolhimento e oportunidades para que todos sejam respeitados em sua individualidade. A luta pela inclusão não acontece só em abril, ela é diária e juntos somos mais fortes”, destacou.
2ª Rústica pela Conscientização e Inclusão do Autismo
A rústica contou com 200 inscritos divididos nas categorias: de 16 a 17 anos – 1.800m; 14 a 15 anos – 1.200m; 12 a 13 anos – 600m; 10 a 11 anos – 400m; 8 a 9 anos – 200m; 6 a 7 anos – 100m; 3 a 5 anos – 100m.
3ª Caminhada da Conscientização do Autismo
Mais do que competir, o objetivo do evento foi dar visibilidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), valorizando a diversidade e fortalecendo o respeito e a empatia. Por isso, centenas de pessoas se uniram em uma caminhada até a Praça da Bandeira.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação