Na terça-feira (5), a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), divulgou os indicadores referentes ao mês de fevereiro de 2024. São números bastante positivos, que demonstra uma queda significativa na criminalidade em âmbito estadual, fruto da intensificação das ações estratégicas da Segurança Pública contribuiu para a redução dos indicadores de latrocínios e homicídios no Estado.
Pela primeira vez na série histórica, o índice de roubo seguido de morte encerrou o mês de fevereiro sem nenhum registro, enquanto no mesmo período do ano passado foram sete ocorrências de latrocínio.
Os homicídios retomaram a queda no segundo mês do ano. Em comparação com o mesmo período de 2023 a queda foi de 7%, passando de 163 casos para 151 no período.
Pelo sexto mês consecutivo os roubos a pedestre tiveram o menor total da série histórica em comparação a qualquer outro mês já registrado, com 1.236 casos até o encerramento do mês. A queda recorde vem ocorrendo desde setembro de 2023. Em relação a fevereiro de 2023, quando foram registrados mais de dois mil casos, a redução é de 43%.
Os roubos de veículos tiveram o menor número de ocorrências da série histórica para fevereiro. Foram 271 casos no mês, uma redução de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As ocorrências bancárias caíram 33% no mês em todo o Estado. Somados os casos de furtos e roubos, em 2024 foram quatro ocorrências, duas a menos que no mesmo período do ano anterior.
Os abigeatos têm apresentado constante redução. O mês de fevereiro foi o menor da série histórica para este tipo de crime, com redução de 43% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em fevereiro de 2024 foram contabilizadas 217 ocorrências de furto abigeato, enquanto no mesmo período do ano anterior o Estado teve 379 registros deste crime.