RS tem queda de 25% nos golpes em setembro, mas ainda são 184 casos por dia

Mês teve 5.542 registros neste ano, enquanto no mesmo período de 2022 haviam sido 7.421

Em nova redução, o crime de estelionato registrou queda de 25% no Rio Grande do Sul em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os casos baixaram de 7.421 em 2022 para 5.542 no período em 2023. Apesar da diminuição, ainda são 184 golpes aplicados ao dia no Estado. Os dados sobre criminalidade no RS são divulgados mensalmente pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS).

No acumulado do ano, também há redução: de janeiro a setembro de 2022, foram 71.807 registros, contra 63.697 no período deste ano. O período de setembro deste ano também foi o que menos registrou ocorrências desde janeiro. O mês de março foi o que teve mais casos, com 8.230 golpes.

Para as forças de segurança, a redução é uma conquista, mas há consenso de que ainda é preciso avançar. À frente da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Thiago Albeche aponta uma série de fatores que contribuíram para a queda. Um deles é o fato de as pessoas estarem mais conscientes sobre os golpes, que se tornaram bastante comuns, especialmente aqueles praticados virtualmente, no período de pandemia. O delegado destaca que as pessoas estão mais alertas, porque já foram vítimas em algum momento ou conhecem alguém que foi enganada por golpistas.

Fonte: GZH

golpes