Com sólida experiência no mercado imobiliário do litoral Sul catarinense, a Aquino Incorporações anuncia a construção do primeiro open shopping de Imbituba e Garopaba, o Rosa Open Shopping, empreendimento inovador que pretende transformar a região. Liderada pelo empresário Fabiano Aquino, a incorporadora se une aos empresários David Catozi e Cícero Ripoll para erguer o maior projeto de seus dez anos de história. O empreendimento tem investimento de R$ 60 milhões e conta com um Valor Geral de Venda (VGV) da ordem de R$ 150 milhões.
Com inauguração prevista para 2028, o Rosa Open Shopping será construído às margens da rodovia estadual Abílio Manoel de Lima (SC-434), na localidade de Araçatuba, ocupando uma área de mais de 20 mil m². A localização escolhida é estratégica, de fácil acesso para as praias do Rosa (4,9 km) e Ibiraquera (4,9 km), e distante apenas 14 km do Centro de Garopaba e 12 km da área central de Imbituba. A novidade, por sinal, já é anunciada por meio de um imenso tapume às margens da rodovia, no futuro endereço, além de outdoors espalhados pelas duas cidades.
O empresário Cícero Ripoll destaca a importância do Rosa Open Shopping para quem vive ou visita as duas cidades: “É um marco importante para todos, pois é mais do que um novo empreendimento comercial, é a materialização de um propósito que vai contribuir de forma significativa para o desenvolvimento local”.
Já o empresário Fabiano Aquino salienta a possibilidade de o empreendimento contribuir para a integração com a comunidade e também atender ao crescente movimento de visitantes que migram de grandes centros urbanos para a região. “Nosso objetivo é criar um espaço que integre a comunidade e ofereça experiências diferenciadas, fortalecendo o comércio, o lazer e o turismo, com novas oportunidades e melhorias para todos usufruírem”, acrescenta.
Com objetivo de oferecer um novo conceito de empreendimento comercial para a região de Imbituba e Garopaba, o Rosa Open Shopping deve fomentar a geração de emprego e consequentemente o desenvolvimento socioeconômico, com um mix completo de serviços e comodidades. À frente dessa estratégia está a especialista em Placemaking, Nara Schütz, que traz para o projeto sua visão e experiência a partir da criação de outros destinos comerciais em Santa Catarina, como o Passeio Pedra Branca (Palhoça), e o Multi Open Shopping, no Rio Tavares (Florianópolis).
O Rosa Open Shopping é composto por:
Área Comercial: com mais de 40 espaços e salas destinados à instalação de lojas e serviços, o empreendimento vai atender às necessidades da comunidade local e de turistas. Muito aguardado pela população e, inclusive, pelos frequentadores da região, o Rosa Open Shopping também contempla a abertura do primeiro cinema dessas cidades, assinado pelo Cine + Arte. Entre as operações já confirmadas no empreendimento estão: Mormaii (surf shop), La Mare (moda feminina), Mini Kalzone (alimentação), Temakin (alimentação), Guna Made Hamburgueria (alimentação), Cacau Show (alimentação e comércio) e Oakberry (alimentação).
Área de Offices: o Rosa Open Shopping prevê offices com plantas modernas e flexíveis. Os espaços destinados às empresas terão metragens variadas, partindo de salas de 20m² até módulos adaptáveis de 300m² a 1.200m², para contemplar empresas de diferentes portes e necessidades.
Studios: para short stay, studios a partir de 23m² estão projetados no cenário do empreendimento e visam atender quem busca espaços compactos e funcionais, para um estilo de vida prático, de fácil acesso às rodovias (SC-434 e BR-101), 4,3 km distante da Surfland, e a poucos minutos das praias e da natureza local.
Estacionamentos: amplas áreas de estacionamento devem atender tanto ao público do Open Shopping, quanto ao dos studios e offices, para facilitar o acesso e garantir a comodidade de todos.
Um novo polo corporativo para cidades em expansão
As cidades de Garopaba e Imbituba, com destaque para a Praia do Rosa, são destinos turísticos que vêm atraindo cada vez mais visitantes e novos moradores. Dados do Censo 2022 do IBGE reforçam esse crescimento contínuo: a população de Garopaba cresceu 65,17% em comparação com o levantamento realizado em 2010, e a população de Imbituba aumentou em 22,59%.
Outro fator que corrobora essa análise é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,7 na região, que reproduz o progresso de áreas essenciais como renda, educação e saúde, as quais proporcionam boas condições de vida para a população local.
Para o empresário David Catozi, a região passa por uma fase de forte expansão demográfica, por questões de estilo de vida e, inclusive, pelo aumento da atividade logística. Para ele, o Rosa Open Shopping nasce a partir desse olhar. “Entendemos que faltava em Garopaba e Imbituba um produto imobiliário de uso misto, que sirva como ponto de encontro, reúna facilidades e proporcione alguma sofisticação para a população, carente de novas experiências nesse sentido”, analisa.
Na percepção de Fabiano Aquino, enquanto empreendedor e morador de Garopaba, de alguns anos para cá, há uma expressiva migração, formada especialmente por gaúchos, que buscam uma rotina mais tranquila em comparação à proporcionada pelos grandes centros urbanos. “Vemos muita gente que já tinha a cultura de viajar para Garopaba e Imbituba de férias sendo atraída pela qualidade de vida do litoral sul, com a intenção de morar e desacelerar o ritmo”, observa.
Compromisso com a sustentabilidade
O Rosa Open Shopping está sendo desenvolvido com um olhar atento para a sustentabilidade, com o intuito de minimizar os impactos ambientais e gerar benefícios sociais e econômicos para a comunidade. Para isso, a Aquino Incorporações planeja um calendário de ações socioambientais em parceria com instituições e empresas locais, visando o desenvolvimento sustentável de Garopaba e Imbituba, além do apoio e patrocínio a iniciativas públicas.
O projeto urbanístico do Rosa Open Shopping tem a assinatura da JA8 Arquitetura Viva, empresa idealizadora de outros grandes projetos urbanos em Santa Catarina, como o Floripa Airport (Boulevard 14/32), o Passeio Primavera e o Passeio Pedra Branca.