Romaria de São Miguel deve reunir mais de 10 mil devotos no domingo

Mais de 10 mil pessoas são esperadas na Romaria de São Miguel no próximo domingo (29) em Passo Fundo, no norte do Estado. Mantida há 153 anos, a celebração religiosa é considerada a mais antiga do Rio Grande do Sul.

A devoção a São Miguel Arcanjo tem origem na década de 1870, após a guerra do Paraguai. À época, dois escravos encontraram a imagem do santo na região das Missões quando retornavam da batalha.

Um deles, ferido e com uma perna amputada, prometeu que, se chegasse com vida a Passo Fundo, construiria uma capela em homenagem à figura cristã no bairro Integração, onde a romaria acontece até hoje.

No mesmo local desde então, a imagem do santo remete ao passado de resistência que orgulha a cultura negra no município. A data também se tornou um momento de renovação da fé dos devotos, que através do santo buscam proteção e força nos momentos de desafio.

— Ainda temos culturas que passam por situações de exposições e discriminação, que não se sentem valorizadas e acolhidas pela sociedade. Os fiéis do arcanjo Miguel procuram por esperança, confiança e segurança, com menos injustiça. Eles querem ser amparados, fortalecidos e protegidos — explica o padre Claudir Pressi.

No domingo, os fiéis devem percorrer o tradicional trajeto de quase 6 quilômetros a pé. A saída é em frente à Matriz São Vicente, na Avenida Brasil, passando pela RS-153, em direção ao bairro Integração, até chegar na Capela São Miguel.

As atividades iniciam com o tríduo na quarta-feira (25), com três missas. No domingo, a acolhida aos romeiros acontece às 8h30min, na igreja Matriz São Vicente e logo após com os fiéis saem em procissão.

Ao meio-dia haverá venda de almoço na Capela São Miguel: churrasco (R$ 100 por 2kg) e porco a pururuca (R$ 50 para 1,5kg). As fichas podem ser retiradas antecipadamente na secretaria da capela.

Não é permitido levar bebida alcoólica no almoço da Capela de São Miguel. A venda de bebida alcoólica também é proibida na romaria e no almoço. Também estão proibidas manifestações político-partidárias no interior do espaço da romaria.

153ª Romaria de São Miguel

Tríduo

Quarta-feira (25): às 19h30min missa na Capela São Miguel – benção das crianças

Quinta-feira (26): às 19h30min missa na Capela São Miguel – benção das famílias

Sexta-feira (27): às 19h30min missa na Matriz São Vicente – benção dos pães

Domingo (29)

8h30min: acolhida na igreja Matriz São Vicente e início da procissão

10h: missa solene na Capela São Miguel

11h: apresentação do Grupo Alforria

12h: almoço

14h às 17h: bênção do público e objetos religiosos.

Fonte: GZH