Rio Grande do Sul precisa recuperar 500 mil quilômetros de estradas vicinais, afirma presidente da Famurs

Nos últimos dias, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, reuniu-se com o governador Eduardo Leite, os secretários Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), além do diretor-geral do DAER-RS, Luciano Faustino, para discutir questões essenciais que afetam os municípios gaúchos. Entre os principais temas abordados, destacaram-se os acessos asfálticos e a recuperação de estradas vicinais.

Em entrevista à Rádio Cultura e ao Jornal Boa Vista nesta quarta-feira (14), Arruda enfatizou a importância de abordar as dificuldades enfrentadas pelos municípios no que diz respeito à infraestrutura das estradas vicinais. “Debatemos o grande desafio das estradas vicinais dos municípios. Dos 700 mil quilômetros, 500 mil precisam ser recuperados no Rio Grande do Sul. Apresentamos isso para o governador Eduardo Leite, porque os prefeitos não estão conseguindo com as próprias pernas recuperar todas essas estradas. É a chuva de maio de 2023, a chuva de setembro de 2023, a chuva de novembro de 2023 e mais essa de maio de 2024, que destruiu as estradas rurais”, afirmou.

O presidente da Famurs destacou a necessidade de avançar com um programa que ofereça apoio concreto aos municípios. Arruda mencionou que o governador já lançou uma iniciativa para auxiliar os 95 municípios em situação de calamidade pública. “O governador já lançou uma medida para ajudar os 95 municípios em calamidade pública, então está vindo 800 mil reais que vem para cada município em serviços, inclusive nós aqui, Barra do Azul, Ponte Preta e Severiano de Almeida, estamos sendo beneficiados, mas a FAMURS tem defendido que sejam beneficiados os outros 402 municípios”, explicou.

A reunião destacou a importância de um esforço conjunto entre o governo estadual e os municípios para superar os desafios enfrentados pelas comunidades locais, especialmente em relação à infraestrutura viária, que é vital para o desenvolvimento econômico e social da região.

destaque